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Velocidade média

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Investigar, em situações práticas, o conceito de velocidade média.
- Definir esse conceito de velocidade média como uma razão entre duas grandezas (quilômetro e hora ou centímetro e segundo).

Conteúdo(s) 

- Velocidade média.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Material necessário 

Fita adesiva, trena ou fita métrica, relógio com cronômetro, calculadora e carrinhos de fricção.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Pergunte: o que vamos determinar com esses materiais? Por que temos carrinhos de fricção e cronômetro? Explique que o tema de estudo vai envolver distâncias e tempo para determinar a velocidade dos carrinhos. Questione quais são as unidades de medida usadas para representar a velocidade de um carro, como podemos calcular a velocidade com base na distância percorrida e no tempo e o que significa a barra em "km/h". Os estudantes devem concluir que a barra indica divisão. Por isso, para determinar a velocidade do carrinho, divide-se a distância percorrida pelo tempo gasto para vencê-la.

2ª etapa 

Forme equipes com quatro integrantes e diga que a missão é calcular a velocidade dos carrinhos em um percurso de tamanho definido por eles. A largada e a chegada podem ser demarcadas com fita adesiva. Informe que a distância será medida por um submúltiplo do quilômetro, o centímetro, e o tempo, em segundos. Oriente-os a observar o comportamento do carrinho em cinco lançamentos e anotar, numa tabela, a distância percorrida e o tempo cronometrado. Baseados nesses dados e com uma calculadora, eles determinam a velocidade média do carrinho. Solicite que elaborem uma conjectura (hipótese) que sirva para calcular a velocidade média em qualquer situação. A garotada deve determinar o resultado em centímetro por segundo (cm/s) ao dividir por cinco a soma das cinco velocidades encontradas.

3ª etapa 

É hora de validar a conjectura verificando se o raciocínio elaborado para o cálculo da velocidade média é consistente. Para isso, é preciso mudar uma das grandezas. Qual seria? A moçada pode sugerir investigar se o cálculo funciona mesmo quando o comprimento da pista muda.

4ª etapa 

Solicite que os dados encontrados sejam compartilhados com a turma, promovendo um debate sobre eles. Espera-se que concluam que a hipótese elaborada anteriormente continua válida.

Avaliação 

Observe a participação individual dos jovens, além da cooperação para a realização da atividade. Avalie como os grupos registraram os dados da observação numa tabela e como explicaram a obtenção da velocidade média do carrinho. Essa atividade incentiva a capacidade crítica na análise de resultados.

Créditos:
Fernanda Martini
Formação:
Especialista em Matemática, autora de livros didáticos e professora das redes de ensino pública e privada de Curitiba.
Autor Nova Escola

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