Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Vamos cirandar

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Criação de movimentos.
- Conhecer a cultura de outros povos.

Conteúdo(s) 

- Movimento.
- Tradições culturais.

 

Ano(s) 
Creche
Pré-escola
Tempo estimado 
Quatro semanas.
Material necessário 

Cartolina, giz de cera, máquina fotográfica;

DVD Tem Criança em Movimento e na Roda de Dança (Instituto Avisa Lá, tel. 11/3032-5411, 25 reais)

Livros
Palavra Cigana (Florencia Ferrari, 88 págs., Ed. Cosac Naify, tel. 11/3218-4444, 40 reais)
Ana, Guto e o Gato Dançarino (Stephen Michael King, 32 págs., Ed. Brinque-Book, tel. 11/3032-6436, 30 reais)

Fotografias, músicas de Itamaracá, vídeos e textos sobre a ciranda pernambucana e a cigana

Indicações de textos
Ciranda pernambucana

Lia de Itamaracá

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Mostre às crianças as fotos e os vídeos de uma ciranda pernambucana e pergunte se elas conhecem a dança, as músicas e os movimentos. Monte um cartaz para registrar os comentários, dividindo-o em "O que já sabemos" e "O que não sabemos sobre a ciranda pernambucana".

2ª etapa 

Convide a turma para dançar em roda com as músicas de Lia de Itamaracá.

3ª etapa 

Leia os textos sobre cirandas de Pernambuco e complete o cartaz com novas informações.

4ª etapa 

Proponha dançarem mais uma ciranda pernambucana. Avise que vai fotografar para depois montarem juntos um mural de imagens sobre cirandas.

5ª etapa 

Ofereça giz de cera para que todos desenhem uma ciranda. Coloque as produções junto ao cartaz. Mostre as fotos ao grupo e juntos selecionem as que retratam a ciranda pernambucana. Criem as legendas para as imagens.

6ª etapa 

Leia para os pequenos o livro sobre os ciganos. Se possível, convide um especialista em dança cigana para ensiná-la a eles. Fotografe a vivência. Peça que desenhem essa roda também.

7ª etapa 

Depois de todos apreciarem os desenhos, exponha-os e crie com as legendas para as novas fotos.

8ª etapa 

Converse sobre as diferenças entre a roda pernambucana e a cigana.

9ª etapa 

Leia o livro Ana, Guto e o Gato Dançarino para a turma e mostre as ilustrações. Discuta o que foi aprendido e os passos que podem ser criados para cirandas.

Avaliação 

Analise se os pequenos criam movimentos nas rodas e se percebem que podem ocupar o espaço de diversas maneiras.

Flexibilização 

Para que alunos com deficiência nos membros inferiores possam participar desta atividade, oriente as crianças para que atentem a outros aspectos da ciranda, como as roupas, a música e a cultura pernambucana. Deste modo, todos os alunos, em especial os cadeirantes, vão conseguir encontrar outros significados importantes para o trabalho.

Durante a roda, o aluno com deficiência pode ajudar na marcação de ritmo ou dar um sinal combinado com a turma para marcar a mudança de passo. Se a coreografia permitir, ele pode ficar no meio da roda, segurando um estandarte ou outro objeto importante para a ciranda, ao mesmo tempo em que é guiado por outro aluno.

É importante que o cadeirante movimente-se, saia do lugar ou dê uma volta em torno da roda, por exemplo. Isso faz com que assuma um papel importante na atividade. Caso ele não possa dançar, convide-o para que reúna algumas informações novas, que não estão no vídeo a respeito da ciranda pernambucana. Reserve um espaço na rotina para que ele apresente sua pesquisa aos colegas. Outra alternativa é fazer do cadeirante o fotógrafo das cirandas, sob a sua orientação. Assim, ele deixa o papel da criança que sempre precisa de ajuda, para ocupar um posto importante, de quem tem algo a oferecer à turma.

Na confecção do cartaz sobre a ciranda, estimule o aluno com deficiência para que ele seja o responsável pela organização das informações descobertas pelas crianças. Ainda que ele não seja capaz de escrever, ajude-o. Não se esqueça de ler, ao final, tudo o que foi anotado. A fixação dos desenhos e cartazes deve ser acessível ao aluno. Certifique-se, também, de que o espaço para a realização das rodas seja seguro e com rampas. Faça adaptações no espaço para facilitar a mobilidade, caso seja necessário.

Deficiências 
Física
Autor Nova Escola
Créditos:
Simone Alcântara
Formação:
Formadora do Instituto Avisa Lá e professora da Universidade Gama Filho (UGF).
Créditos:
Flexibilização: Maria da Paz Castro (Gunga)
Formação:
Orientadora de Práticas Inclusivas da Escola da Vila, São Paulo, SP.

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.