Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Texto informativo sobre filhotes

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Ler e selecionar informações.
  • Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos.
Conteúdo(s) 

Produção de textos informativos ditados ao professor.

Ano(s) 
Tempo estimado 
15 aulas
Material necessário 
  • Livros sobre animais, revistas e, quando possível, vídeos e DVDs
 
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Trabalhar em conjunto com a intérprete de Libras da sala, para que ela se pronuncie quanto a necessidade de preparo prévio para o vocabulário. Deixar descrito na lousa as questões, os nomes, e um espaço da lousa para a intérprete trabalhar o tema com o (s) aluno (s) surdo (s). Deixar a intérprete participar também da leitura, e ensinar para a sala alguns sinais chave da discussão.

Levante os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o tema. Registre num cartaz: "O que já sabemos sobre os filhotes". Pergunte que animais as crianças se interessam em estudar e coloque questões do tipo "como será que as mães cuidam dos filhotes?" e "o que será que elas trazem para eles comerem?". Compartilhe a ideia do projeto: elaborar um desenho do que foi lido em sala para montar em conjunto um encarte de animais que as crianças eprenderam durante a leitura. Liste na lousa os animais para que as crianças visualizem e passem informações sobre os mesmos.

 

2ª etapa 
Leia um texto informativos para a turma. Converse sobre o que foi lido e pergunte o que é importante anotar para ser usado depois. Mostre diferentes formas de registrar informações (quadros esquemáticos, sequência de itens, desenhos com legendas, tabelas etc.). 
3ª etapa 

Programe a exibição de um vídeo sobre os animais estudados. Peça que a turma construa um registro coletivo.

 

4ª etapa 
Entregue para cada dupla ou trio um livro sobre um animal que a sala está estudando. Deixe-os visualizar as figuras, explorar o livro.
5ª etapa 

Com base nas anotações das informações passadas pelos alunos, a turma planeja, junto com você, como escrever um texto sobre o que foi aprendido. Os alunos ditam e depois verificam se está de acordo com o planejamento. Revise no fim.

 

6ª etapa 

Peça que todos escrevam notas do tipo "Você sabia?" com base nas anotações que fizeram em duplas ou trios.

7ª etapa 

Coordene a edição do encarte. Peça que organizem o texto, os "Você sabia?" e as ilustrações produzidas.

Produto final

Encarte informativo sobre filhotes.

 
Avaliação 

Observe o que as crianças aprenderam sobre filhotes e as estratégias de leitura que usaram para buscar informações.

Flexibilização 
  • Antecipe essa etapa para o aluno pedindo que ele traga figuras de animais de que gosta. No momento da introdução ao tema, solicite a participação, mostrando-as ao grupo.
  • Dirija perguntas ao estudante que exijam respostas objetivas ou expressas pela afirmação ou negação com o movimento da cabeça.
  • Se o aluno tiver a competência da escrita, adapte o material para registro com prancha inclinada e papel em tamanho maior.
  • Organize um trio e, caso o cadeirante ainda não escreva, estimule sua contribuição, acompanhando atentamente o trabalho dos amigos. Atue intermediando a expressão de suas ideias para os colegas.
Deficiências 
Física
Créditos:
Ana Flávia Alonço
Formação:
Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.