Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Rotina do 1º ano

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Esclarecer dúvidas e proporcionar vivências do próximo ano de escolaridade já na série anterior.
  • Possibilitar a integração entre as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores.
  • Apresentar os espaços e as propostas do novo segmento.
Ano(s) 
Pré-escola
Tempo estimado 
Variável (depende do número de encontros definido pelo professor).
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Antes de iniciar as atividades, pergunte às crianças da pré-escola: quais são as principais dúvidas que vocês têm sobre o 1º ano? Registre as perguntas, resuma o que vai mudar no ano seguinte e explique que elas vão participar de diversas atividades para entender na prática essa passagem.

2ª etapa 

Marque uma conversa preliminar com os professores e os alunos do 1º ano e conduza o bate-papo com base nas dúvidas. No caso de escolas que têm apenas a Educação Infantil, vale realizar uma entrevista por e-mail com alunos de Ensino Fundamental de escolas próximas para servir como roteiro da visita.

3ª etapa 

Para favorecer a integração entre as turmas, combine com a professora da série seguinte a organização de uma atividade de entrosamento com as crianças da Educação Infantil. Pode ser um jogo de regras simples para ser realizado em duplas mistas (uma do pré com outra do 1º ano).

4ª etapa 
Programe um passeio monitorado pelos alunos maiores para que os pequenos conheçam o novo espaço e os materiais utilizados no ano seguinte. Nesse dia, um lanche de integração entre os grupos pode ser realizado no espaço da cantina ou no refeitório.
5ª etapa 

Sempre que possível, convém antecipar mudanças de hábitos. Se na pré-escola é necessário esperar o professor reunir todos antes de ir para a classe e a partir do 1º ano os alunos já seguem sozinhos, você também pode incentivá-los a fazer isso a partir do segundo semestre do ano anterior.

Avaliação 

Proponha a elaboração de um diário com fotos dos momentos da visita, possibilitando que cada criança sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu e o que espera do próximo ano. Esse diário poderá ser retomado logo no ano seguinte, com a intervenção da nova professora. Além disso, com o apoio de anotações, identifique os pequenos que estão mais preocupados e ansiosos. Tranqüilize-os com conversas individuais ou com a família.

Autor Nova Escola
Créditos:
Denise Maria Milan Tornello
Formação:
Pedagoga e orientadora do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, SP

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.