Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Revisão de texto com foco na pontuação

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
  • Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
  • Constatar que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação;
  • Desenvolver a atitude de colaboração.
Ano(s) 
Tempo estimado 
10 aulas
Material necessário 
  • Lousa e giz (ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta hidrográfica) 
  • Papel e lápis
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Apresente um texto curto sem nenhuma marcação gráfica (como ponto final, letras maiúsculas e travessão). Piadas são interessantes
desde que os alunos tenham tido contato com esse tipo de texto. Peça aos alunos para que, em trios, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequada.

2ª etapa 

Socialize as possibilidades apresentadas pelos trios. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento dotexto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.

Avaliação 
Analise se os alunos utilizam em outros contextos de produção escrita os conhecimentos que construíram a respeito da pontuação.

Avaliação 

Analise se os alunos utilizam em outros contextos de produção escrita os conhecimentos que construíram a respeito da pontuação.

Créditos:
Leika Watanabe
Formação:
Pedagoga
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.