Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Regras nas aulas de Inglês

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Definir e seguir combinados
  • Utilizar verbos no imperativo e verbos modais nas expressões de permissão
Conteúdo(s) 
  • Verbos no imperativo
  • Verbos modais (may, can, shall, need, must).

Anos
5º e 6º.

Ano(s) 
Tempo estimado 
6 aulas
Material necessário 
  • Cartolinas
  • canetas coloridas
  • TV e aparelho de DVD
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para apresentar à turma o contexto de produção dos combinados (o que acontece na atividade social, quem participa dela, quando ocorre, onde ocorre e por que acontece), apresente trechos de diferentes filmes que mostrem aulas - algumas sugestões são Sociedade dos Poetas MortosA Corrente do BemMr. Holland e a série Harry Potter. Faça perguntas para levar a garotada a entender os elementos básicos de cada cena e refletir sobre os aspectos que as unem: What is the scene about? Who is involved? What are they doing? Where does the scene take place? When does the scene take place? Why are these people involved in the scene? How are these scenes related?

2ª etapa 

Para introduzir os verbos no imperativo, apresente aos estudantes o jogo Simon Says..., no qual os participantes devem fazer tudo o que Simon (o professor ou outro estudante) disser. Inicie o jogo propondo ações de permissão e proibição, como "Simon says... raise your hands" e "Simon says... don't touch the floor". Depois de algumas ordens, passe a vez para que todos participem. Conforme a turma fala, registre no quadro as expressões utilizadas em duas colunas - uma para permissões e outra para proibições. Utilize como título de cada coluna o símbolo das placas de trânsito - o permitido representado por um círculo vazio e o proibido por um círculo cortado na transversal.

3ª etapa 

Relembre as expressões construídas com os verbos no imperativo para debater as regras da aula de Inglês. Inicie discutindo a necessidade de realizar combinados para a participação em aula - ainda que a turma use o Português, você deve se expressar em Inglês, recorrendo a gestos e imagens para resolver as principais dúvidas de compreensão. Em seguida, peça sugestões para construir uma lista similar à das ações do jogo, com permissões e proibições para o convívio em sala. Continue utilizando os símbolos de trânsito e escreva always para permissões e never para proibições.

4ª etapa 

Se a turma já tiver um domínio razoável das construções básicas em Inglês, torne a lista de combinados mais sofisticada. Peça que os estudantes separem as ações em grupos que expressem possibilidades, necessidades e obrigações, usando colunas com os seguintes verbos: can, can't, need to, don't need to, mustn't e don't forget to. No fim, oriente os alunos a registrar as regras num cartaz, colocando-o em local visível para consulta.

Avaliação 

Analise se os alunos expressam permissões e proibições em Inglês, usando corretamente os verbos no imperativo e os modais. Uma dúvida frequente é a confusão entre verbos de permissão (may, can) e ordem (need, must). Se essa dificuldade aparecer, enfatize a gradação entre os verbos por meio de exemplos baseados nas regras do combinado.

Créditos:
Andrea Vieira Miranda Zinni
Formação:
Formadora de professores, coordenadora da escola bilíngue Stance Dual, em São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.