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Regras do sistema de numeração decimal aplicadas a análise dos casos de dengue no Brasil

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Refletir sobre as regras do sistema de numeração decimal e apoiar-se nelas para comparar números de diferentes quantidades de algarismos;
  • Interpretar informações organizadas em tabelas de dupla entrada.
Conteúdo(s) 
  • Leitura, comparação e ordenação de números;
  • Identificação de regularidades.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Um bimestre
Material necessário 

Cartaz com a tabela de dados de casos de dengue no Brasil.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Confeccione a tabela abaixo em papel craft ou cartolina e fixe-a num local visível na classe.

 

Distribuição de casos de dengue por estado em 2000 e 2001
Estado
2000
2001
Rio de Janeiro
4.281
68.438
São Paulo
15.445
51.177
Roraima
7.295
5.166
Distrito Federal
1.030
2.895
Rondônia
3.635
1.652
Fonte Fundação Nacional de Saúde

 

Providencie cópias menores para cada dupla de alunos com as seguintes perguntas:


1. Qual o estado com o maior número de casos em 2000. E em 2001?
2. Qual o estado com o menor número de casos em 2000? E em 2001?
3. Quais estados tiveram uma redução de dengue de 2000 para 2001? Proponha a troca de pares para que todos comparem e justifiquem as respostas.

2ª etapa 

Evite dar a resposta certa de imediato. 


O ideal é que as crianças discutam entre elas e comparem em discussões coletivas os critérios utilizados para decidir qual é o número maior.

Avaliação 

Anote no cartaz da sala as conclusões dos alunos para problematizá-las. Proponha outras atividades como essa, com dados diferentes.

Créditos:
Priscila Monteiro
Formação:
Formadora do projeto Matemática É D+
Autor Nova Escola

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