Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Reconto de histórias conhecidas

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
  • Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever;
  • Ampliar a linguagem oral, o vocabulário e a estruturação de frases dos alunos com deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral).
Conteúdo(s) 

Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
8 aulas
Material necessário 

Livros: 

  • Chapeuzinho Vermelho, Irmãos Grimm, 32 págs., Ed. Cosac Naify,tel. (11) 3218-1444, 25 reais; 
  • A Bela Adormecida, Charles Perrault, 32 págs., Ed. Peirópolis, tel. (11) 816-0699, 24 reais.
  • Folhas
  • Lápis de cor
  • Computador com impressora

 

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e avise que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Proponha que o material faça parte de um livro e diga que todos vão ganhar um exemplar de presente.

 

2ª etapa 
Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a atividade de produção do texto coletivo pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados pela garotada e, em alguns momentos, ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: "Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?" Releia aos poucos os trechos ditados. Ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

 

3ª etapa 

Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos precisam compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como "aí", "né" e "então") ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

 

4ª etapa 

Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

 

5ª etapa 

Inicie a reescrita coletiva do texto A Bela Adormecida, seguindo as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa. Se necessário, dê novas recomendações aos estudantes para evitar, por exemplo, que um personagem saiba de algum detalhe da história que ele não presenciou. Ajude-os a enfrentar esses obstáculos.

6ª etapa 

Discuta com todos as ilustrações que serão feitas para cada história e digite os textos, deixando espaços para inseri-las. Garanta uma cópia para cada estudante. Solicite ou faça marcações coloridas em algumas palavras ou frases que se repetem no texto e sejam significativas para os alunos.

7ª etapa 

Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

8ª etapa 

Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final 
Livro com os contos Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida reescritos pelo grupo para ser levado para casa por todos.

Avaliação 

O foco do projeto não deve ser a memorização dos contos pelos estudantes, mas a  produção das reescritas com a recuperação dos principais acontecimentos das narrativas. Levando isso em conta, analise os textos desenvolvidos pela turma em relação à presença de elementos da linguagem escrita. Durante o processo, observe os pontos frágeis do processo de revisão para serem retomados em outras ocasiões, com outros exemplos.

 

 

Flexibilização 

Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral)
Cartazes com as ilustrações de personagens e cenas das histórias.

 

1ª etapa: Envie para casa ou para o AEE os mesmos livros trabalhados em sala para sessões de leitura antecipadas, para que o aluno tenha acesso às histórias com antecedência. Isso amplia o repertório dele, favorece a memorização e uma participação mais efetiva na atividade.

 

2ª etapa: Utilize as ilustrações de personagens e cenas como referências para fazer os questionamentos.

 

Avaliação: Observe o desenvolvimento da linguagem oral, a ampliação do vocabulário e do uso de frases mais completas.

 

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Clélia Cortez
Formação:
Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.