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Reconhecer a porcentagem como representação da fração

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Reconhecer o significado da porcentagem como representação da fração de uma quantidade.

Conteúdo(s) 

- Porcentagem como representação de uma fração decimal.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas.
Material necessário 

Cópias dos quadriculados da 2ª e da 3ª etapas e cartaz com diferentes frases em que apareça o símbolo %.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Com os alunos organizados em duplas, inicie a aula entregando para cada uma as figuras abaixo: 

 

Peça que os alunos comparem as partes pintadas e que as expressem com frações. É esperado que, na primeira situação, eles indiquem 1/2 e, na segunda, 50/100.

Enquanto os alunos resolvem a atividade proposta, percorra as duplas para observar os registros que estão sendo realizados. Observe também se há alunos que realizam a comparação da parte pintada no primeiro quadrado com a parte pintada no segundo. Nesse caso, faça uma intervenção pedindo que eles realizem uma nova leitura do que a atividade propõe, comparando o registro que eles fizeram com a questão proposta. Organize um momento de discussão coletiva do resultado encontrado pelas duplas e registre-os no quadro. Questione se os registros matemáticos que se referem à comparação da parte com o todo estão representados por um mesmo número. Peça que a garotada compare os quadrados pintados, justapondo-os. Instigue-os a explicar o que ocorre com as representações pictóricas. Observe se na explicitação dos alunos aparece a afirmação de que, apesar da comparação das partes com o todo serem indicadas por frações diferentes, elas se equivalem.

2ª etapa 

Entregue para cada criança uma cópia dos quadrados representados a seguir: 

 

Pergunte aos alunos quais são as frações que relacionam a parte pintada, em cada quadrado, com o todo. Em seguida, peça que comparem os registros realizados com os quadrados representados para estabelecer relações entre eles. Na conclusão desta etapa, é esperado que as crianças reconheçam a equivalência entre as escritas 1/4 e 25/100.

3ª etapa 

Disponha no quadro um cartaz com diferentes frases em que aparecem o símbolo %. Diga que há um símbolo matemático presente em todas e pergunte se eles identificam que símbolo é esse. Explique que o sinal % significa por cento e que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Pergunte como representar em porcentagem 1/100; 7/100; 40/100 etc.

4ª etapa 

Exponha novamente o cartaz exibido na 3ª etapa, retome as informações sobre porcentagem e pergunte como representar a fração 25/100. Questione os alunos se 1/4 pode ser representado por 25%. Ouça as opiniões dos alunos e analise, junto com eles, cada hipótese. A conclusão deve ser a de que é possível registrar ambas as frações como 25%, pois se equivalem.

5ª etapa 

Com a turma dividida em duplas, forneça valores na forma porcentual "rasa" - por exemplo, 10%, 20% etc. - e peça aos alunos que encontrem sua representação fracionária. Lembrese de que eles podem apresentar diferentes registros: para 20%, 20/100, 2/10 ou 1/5. Socialize as respostas.

Avaliação 

Observe se a garotada compreendeu as seguintes relações: 50% equivale a 1/2, 25% corresponde a 1/4 e 10% é equivalente à décima parte. Essas relações são fundamentais para o aprendizado de porcentagem.

Flexibilização 

Estabeleça objetivos específicos (de acordo com o desenvolvimento do aluno) para analisar a aprendizagem individualmente.

1ª etapa
Faça dupla com o estudante ou o agrupe a um colega que favoreça sua atuação e aprendizagem.

Retome com o aluno o registro da fração - o que representamos no numerador e no denominador. Dê alguns exemplos para que ele aplique seus conhecimentos sobre o conteúdo.

2ª etapa
Observe como o aluno realiza a contagem dos quadradinhos do diagrama acima e à esquerda. Se houver dificuldade, oriente-o a riscar os 10 quadradinhos da primeira linha, conforme for contando, e o acompanhe na contagem de 10 em 10 do restante das fileiras.

3ª etapa  
Ao apresentar essas frações, adapte um registro com os diagramas ao lado de cada fração, deixe as primeiras para que ele complete o numerador e as últimas o denominador.

4ª etapa 
Converse com o aluno e explique a importância de se dedicar ao que será proposto pelo professor. Proponha exercícios semelhantes ao anterior para que desenvolva a contagem, o registro e a leitura de frações.

5ª etapa 
Apresente diferentes frações para que sejam relacionadas aos diagramas correspondentes e frações equivalentes que provoquem seu raciocínio.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Andréia Silva Brito,
Formação:
da EEEFM Carlos Drumond de Andrade em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho.
Autor Nova Escola

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