Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Quem venceu?

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Resolver problemas de adição e subtração em situações correspondentes a novos significados por meio de diferentes estratégias e posterior comparação das mesmas;
  • Reconhecer a operação de subtração como uma estratégia possível para resolver certos tipos de problemas.
Conteúdo(s) 

Problemas envolvendo a ideia de comparação e de combinação de medidas com incógnita na composição.

Ano(s) 
Tempo estimado 
1 aula
Material necessário 
  • Cópias da tabela abaixo,
  • papel,
  • lápis.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Reproduza os dados da tabela abaixo numa cartolina e fixe-a na sala de aula. Distribua cópias reduzidas para os alunos fazerem anotações.


Primeiramente, proponha o seguinte problema para os estudantes: você é da equipe azul. Ela ganhou? 

Neste problema de combinação de medidas, sugira que os alunos calculem o saldo das equipes por aproximação, já que os números redondos favorecem esse tipo de estratégia. 

Os alunos precisam comparar os valores para chegar à resposta. 

Agora, proponha este problema: qual é a diferença de pontos entre a equipe vencedora e a perdedora? E em relação ao segundo colocado? 

A solução aqui é buscar a diferença exata (relação entre medidas ou comparação) entre os valores finais encontrados na resposta anterior. Os alunos devem explicar que raciocínio seguiram e como chegaram aos resultados. 

Por fim, sugira para a turma o seguinte problema: quantos pontos deveria ter feito a equipe vermelha na última rodada para se igualar ao vencedor? 

As crianças terão de encontrar o resultado das três primeiras jogadas e comparar com o total de pontos do vencedor para encontrar a diferença esperada.

 

 

Avaliação 

Atividades como essas colocam os estudantes frente à tarefa de comparar resultados e utilizar estratégias de cálculo para buscar a diferença exata para solucionar o desafio. A discussão em torno das estratégias utilizadas é um tarefa potente para afastar aquelas perguntas que os professores não querem mais ouvir: "É de mais ou de menos?" 

Oriente os alunos para que resolvam do jeito deles, fazendo anotações que depois serão discutidas por todo o grupo. Depois proponha problemas para que usem a subtração e explore as várias possibilidades apresentadas por eles.

Créditos:
Atividade adaptada de propostas da educadora argentina Patricia Sadovsky
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.