Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Produção de texto de indicação literária

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Produzir textos de indicação literária por meio de ditado para o professor. 
  • Conhecer características discursivas e comunicativas desse gênero. 
  • Revisar os textos produzidos com a ajuda do professor.
  • Refletir sobre a linguagem. 
Conteúdo(s) 
  • Produção de textos orais com destino escrito.
  • Características do gênero textual de indicação literária.
  • Revisão dos textos produzidos.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
9 aulas
Material necessário 

Catálogos de editoras de livros infantis e livros conhecidos do grupo, papel cartão, sulfite, canetas pretas, giz de cera ou canetas diversas.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Compartilhe o projeto com os alunos e explique que farão uma exposição na escola sobre os livros preferidos. Apresente as obras e pergunte quais indicariam para os colegas lerem.

2ª etapa 

Mostre catálogos e livros com resenhas na contracapa. Distribua um material para cada criança. Pergunte: "O que será que está escrito?", "Para que serve a ilustração ao lado de cada pequeno texto?". Compare o tamanho dos textos dos livros com o dos catálogos e questione se mesmo os mais curtos podem contar sobre as histórias. Leia algumas indicações em voz alta. 

 

3ª etapa 

Selecione uma resenha para ler em voz alta e pergunte qual parte do texto fala da trama da história. Questione se gostaram e por quê, qual trecho gerou curiosidade, se admiraram alguma passagem que deixou o texto bonito ou divertido. Faça cartazes do tipo: "A lista das palavras que deixam um texto bonito e bem escrito", "Lista de trechos que iniciam e terminam uma indicação".

4ª etapa 

Peça que selecionem os livros que serão indicados. Leia ou peça que leiam a primeira história escolhida e proponha a produção da resenha. Releia os modelos dos catálogos, utilize os trechos escritos já conhecidos e faça perguntas referentes às características já discutidas. "Como deve começar este texto?", "Vocês preferem escrever algo misterioso, divertido ou curioso?", "Como podemos finalizar a indicação?". Depois, peça que ditem para você escrever.

5ª etapa 

Releia o texto da atividade anterior e, sem contar todos os fatos da narrativa, pergunte se gerou curiosidade ou diversão. Discuta se há algum pedaço que gostariam de modificar e por quê, se está curto ou longo demais e se o desfecho está gerando expectativa nos futuros leitores. Releia o texto revisado para fazer outros ajustes que todos julguem necessários. 
 

6ª etapa 

Produza com a garotada as demais indicações de leitura seguindo as etapas 4 e 5. 

 

 
7ª etapa 

Produza com a garotada as demais indicações de leitura seguindo as etapas 4 e 5. 

8ª etapa 

Divida a classe em grupos para produzir as ilustrações e montar os cartazes com os textos de indicações. 

9ª etapa 

Organize os textos e os socialize com a comunidade escolar.

Produto final
Exposição de textos de indicações literárias para a maior circulação dos livros da biblioteca da escola.

 

Avaliação 

Durante a produção de resenhas, observe se, ao ditar, os alunos utilizam termos e expressões que caracterizam o gênero de indicação literária e se analisam as produções com base nas intervenções feitas por você.

Flexibilização 

Fale sempre de frente para a criança,siga as orientações dos profissionais e da família para o posicionamento dela em sala de aula. Incentive a colaboração no grupo. Em revezamento, os colegas podem auxiliar com esclarecimentos individuais durante as atividades.

 

2° etapa: 

Como forma de garantir maior compreensão na atividade, solicite às famílias que recontem para as crianças as histórias com ilustrações e as resenhas que serão utilizadas na próxima etapa. Também é válido organizar um momento na escola para isso, convidando os colegas mais experientes, professores de informática e bibliotecários, por exemplo, para participar da releitura.

3ª etapa:

 Aproxime-se, mostre os cartazes com exemplos. Faça questionamentos mais individuais quando necessário.

4ª etapa:

Use exemplos visuais mostrando nos textos ao que se refere a pergunta,aponte as ilustrações. Lembre-se de que comandos orais podem ser perdidos.

 
 
Deficiências 
Auditiva
Créditos:
Clélia Cortez
Formação:
Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.