Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Produção de texto com Jorge Amado

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Vivenciar as etapas de produção de texto - planejamento/escrita/revisão/reescrita;
Perceber as etapas de produção de texto com base na leitura e análise de trechos de obras de Jorge Amado.

Conteúdo(s) 

Língua Portuguesa - Produção de texto; Literatura - Jorge Amado.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas
Material necessário 

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

VEJA desta semana traz uma reportagem sobre a descoberta de rascunhos e textos inéditos do escritor brasileiro Jorge Amado, morto há quase uma década. Além de nos informar sobre a expansão de sua obra, o texto destaca a grande preocupação do escritor baiano em buscar a exatidão da escrita, não se cansando das revisões e aprimoramentos. À medida que ia escrevendo, Jorge Amado também contava com a ajuda de sua esposa, Zélia Gattai, que relia sua produção, fazendo as correções e ajustes necessários.

Como bem sabia Jorge Amado, uma boa produção de texto precisa ser resultado de algumas etapas de trabalho. São elas:
- Planejamento - relação e organização dos elementos presentes no futuro texto; 
- Escrita - produção textual de acordo com o planejamento;
- Revisão - análise da produção textual e registro de possíveis alterações para o seu aprimoramento;
- Reescrita - produção textual com base nas observações feitas na revisão.

Aproveite a reportagem e este plano de aula para discutir os caminhos da produção de texto com a garotada.

Converse com os alunos sobre as etapas da produção de texto e apresente a importância de cada uma delas para uma boa redação. Apresente também a reportagem Em busca da prosa simples, publicada em VEJA, sobre o escritor Jorge Amado e mostre à turma que grandes escritores têm a escrita como um eterno exercício de revisão e aprimoramento.

Leia a reportagem com a classe e, em seguida, proponha uma atividade de análise de textos de Jorge Amado. Para isso, divida a turma em duplas e distribua trechos de obras do escritor. Cada dupla deve fazer a leitura do trecho e registrar as informações necessárias sobre ele numa ficha como esta, com os seguintes elementos:

 Ficha de dados - Jorge Amado

Trecho da obra: (nome da obra em que foi retirado o trecho analisado)
Linguagem: (características da escrita)
Tipologia/Gênero: (narração/descrição/dissertação - carta/conto/notícia etc)
Tema/Mensagem: (assunto abordado no trecho)
Público - alvo: (para quem se dirige o texto)
Comentários: (exposição das impressões)

Os alunos devem apresentar para a turma os resultados das análises registrados nas fichas de dados. Explique a eles que essas fichas servirão de base para o planejamento das produções de texto nas aulas seguintes.

2ª etapa 

Peça que as duplas tenham em mãos a ficha de dados da aula anterior e mostre como ela deve ajudar no planejamento da produção escrita. Explique aos alunos que o planejamento é a relação e a organização dos elementos essenciais que compõem um texto, tais como: linguagem, tipologia/gênero, tema/mensagem e público-alvo. Comente que, ao analisar os trechos das obras de Jorge Amado, eles puderam determinar cada um desses pontos.

Em seguida, proponha que os alunos produzam uma nova versão do trecho que analisaram, tendo como ponto de partida as informações coletadas. Explique que cada um deverá colocar em suas palavras a mensagem que o autor gostaria de passar aos leitores. Peça que escrevam o texto em casa, observando os pontos apontados na ficha, e tragam na próxima aula.

3ª etapa 

O próximo passo, então, é a revisão. Explique aos alunos que a revisão é o momento de prováveis correções e alterações no texto. Cada um deve aproveitar para rever as construções de sua produção e constatar se os elementos presentes nele estão de acordo com as informações contidas na ficha de dados elaborada anteriormente. Oriente cada aluno a recorrer ao colega de dupla para completar a revisão - eles devem trocar seus textos de modo que cada um revise o do outro e exponha as sugestões de aprimoramento.

4ª etapa 

Na quarta e última aula, proponha que cada aluno reescreva seu texto, segundo as próprias observações feitas na revisão e as alterações sugeridas pelo colega revisor. Com os textos finais prontos, organize a turma para as apresentações. A classe deve entender as quatro etapas do trabalho de produção e ainda perceber a ligação de seus textos com os trechos da obra de Jorge Amado, pois foram produzidos com base na escrita deste importante autor brasileiro.

Avaliação 

Observe os resultados e as apresentações das análises feitas dos trechos das obras de Jorge Amado e o registro delas nas fichas de dados. Note se os alunos conseguiram delimitar os elementos contidos nas fichas e se, posteriormente, os transpuseram para os próprios textos produzidos. Certifique cada etapa da produção e considere as produções finais.

Quer saber mais?

Bibliografia
VANOYE, Francis. Usos da Linguagem - Problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Internet 
Visite o site da Fundação Jorge Amado para saber mais sobre o escritor  

 

Autor Nova Escola
Créditos:
Patrícia Rodrigues Alves Lage
Formação:
mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e professora de Língua Portuguesa da Escola Técnica Walter Belian - Fundação Antonio e Helena Zerrenner.

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.