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A produção açucareira no Nordeste brasileiro

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novaescola
Conteúdo(s) 

Nesta sequência, o estudo da produção açucareira no Brasil visto por meio da análise de objetos e das entrevistas com moradores da região.

Objetivos

  • Conhecer a produção açucareira no Nordeste brasileiro no período colonial.
  • Propor aos alunos relacionar esse conteúdo à sua vida cotidiana a partir do contato com memórias e depoimentos orais, levando-os a reconhecer-se enquanto sujeitos históricos. 

 

  • Brasil colonial.
  • Produção açucareira.

Tempo estimado: 3 aulas

Material necessário:
DVD do filme "Abril Despedaçado" (Walter Salles, 2001); imagens sobre a produção açucareira; objetos levados para sala de aula pelos alunos; notícia sobre o trabalho nos canaviais atualmente (exemplos1 2).

Desenvolvimento:
1ª etapa:
Inicie a aula questionando os estudantes sobre o que sabem sobre a produção de açúcar. Pergunte: vocês sabem como é produzido o açúcar que consumimos todos os dias? Quem trabalha na produção desse açúcar? Sabiam que o açúcar foi um produto importante na História do Brasil? Deixe um primeiro momento da aula para essas discussões. Em seguida, apresente o trecho do filme "Abril Despedaçado" (Walter Salles, 2001) que mostra o trabalho em moinhos de cana-de-açúcar. Discuta-o com a turma, apresentando os instrumentos de trabalho em todas as etapas da produção açucareira. Proponha que busquem em suas casas objetos antigos que possam ter alguma relação com a história da produção de açúcar em sua região.

2ª etapa:
Os alunos deverão apresentar os objetos encontrados para o restante da turma e discutir sobre sua possível importância na produção de açúcar e/ou na vida cotidiana de sociedades passadas. A partir desses objetos e de imagens levadas por você, proponha que, em pequenos grupos (com 2 ou 3 pessoas) iniciem a elaboração de um questionário sobre a produção açucareira que será aplicado em pessoas mais idosas, da família ou próximas às crianças. Oriente a elaboração dessas perguntas. É interessante que você acompanhe os alunos na realização das entrevistas, mas deixe que eles interajam os entrevistados livremente. As perguntas da entrevista devem se referir às imagens escolhidas e aos objetos, que serão mostrados aos entrevistados durante a arguição, buscando respostas espontâneas. O objetivo é trazer à tona memórias e impressões gerais que essas senhoras e senhores carregam sobre a produção açucareira em sua região e sobre a História do local, com os alunos interferindo o mínimo possível em suas respostas (deixe isso claro a eles no momento da elaboração do questionário).

3ª etapa:
Os alunos devem levar os resultados de suas entrevistas para um debate em sala de aula. Busque relacionar as respostas dos entrevistados com o conteúdo estudado, levando as crianças a perceber as ligações entre a História presente nos livros e sua vida cotidiana. É interessante que você leve para a sala de aula algum material relativo ao trabalho nas lavouras de cana atualmente, levando em conta a importância deste trabalho na produção de combustíveis em nosso país. O objetivo aqui é mostrar aos alunos que o trabalho nas lavouras de cana continua sendo importante não só para a produção do açúcar que consumimos todos os dias, mas também para a economia de todo o Brasil. Assim, trafegando entre as dimensões macro e micro do conhecimento histórico, entre a história escrita e oral, você encerra a discussão do conteúdo com os alunos.

Avaliação
Avalie, primeiramente, a participação do grupo na elaboração dos questionários, discussões em sala de aula e realização das entrevistas. Proponha também que os alunos escrevam, nos mesmos grupos que se reuniram para a formulação dos questionários, uma breve comparação entre a importância do cultivo de cana-de-açúcar no período colonial e nos dias atuais, levando em consideração as discussões travadas em sala de aula.

 Anos: 3º e 4º

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Autor Nova Escola

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