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Procedimentos de estudo: tomar notas de aula expositiva

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Reconhecer a nota como um procedimento de estudo.
- Estimular o hábito de tomar nota de informações ouvidas em aula.
- Apresentar orientações de como tomar notas com eficiência.

Conteúdo(s) 

- Escuta e produção de texto
- Procedimento de estudo: tomar nota

Ano(s) 
Tempo estimado 
Uma semana
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Pergunte aos alunos em que situações eles precisam tomar notas. Eles provavelmente vão citar momentos como: quando alguém passa um número de telefone, quando uma pessoa indica o nome de um livro etc. Prossiga questionando qual o objetivo dessa ação e verifique se eles identificam o propósito de evitar o risco de esquecer uma informação. Indague se eles julgam essa ação provável e eficaz para com os conteúdos estudados em uma aula. Nesse momento é importante distinguir o ato de tomar notas pessoais e copiar um texto que o professor escreve no quadro (que é registrado do mesmo modo por toda a classe). Destaque as peculiaridades de tomar nota de apresentações, de aulas expositivas e ajude os estudantes a concluir que se trata de produzir um texto sobre a fala de alguém simultaneamente a ela. Peça que a turma levante as dificuldades de se fazer isso. A garotada provavelmente dirá que escreve mais lentamente do que a pessoa fala; que, ao escrever, perde o que estava sendo dito e que depois fica difícil entender o que foi anotado. Apresente o ato de tomar notas como um procedimento de estudo, aproximando-o de outros como sublinhar, fazer esquema, resumir e que, como eles, pode ser aprimorado.

2ª etapa 

Proponha uma atividade.Conte aos alunos que você fará uma exposição de cerca de 10 minutos sobre algum conteúdo que está sendo trabalhado em Língua Portuguesa e que eles tomarão nota do que foi apresentado (regras e exemplos). Esclareça que o trabalho será comentado pelos colegas e por você, a fim de aprimorar essa habilidade. Combine que você vai fazer a apresentação continuamente, sem interrupções para aguardar que eles façam as anotações. Combine também que, durante os minutos da exposição, eles não farão perguntas. O objetivo é manter a atenção em apenas uma fala e justamente aprender como fazer para anotar se houver uma dúvida sobre o conteúdo.

3ª etapa 

Pergunte o que pode ser anotado antes mesmo que a apresentação se inicie. Comente as hipóteses da classe e, se necessário, explique que é importante indicar a data da apresentação anotada, o nome do apresentador e o tema. Instrua a turma a anotar a lápis e a deixar um espaço em branco quando perceber que há algo a ser anotado, mas não puderam fazê-lo. Diga que esses casos podem ser marcados com um ponto de interrogação, para eles se lembrarem de preencher depois. Explique que não é possível, nem necessário, escrever tudo que o apresentador fala, nem com as mesmas palavras, que a turma deve buscar compreender e registrar os termos importantes. Apresente dicas, como: prestar atenção aos anúncios do apresentador (“há três situações”, “podem ocorrer duas coisas”, “até aqui falamos sobre..., agora passaremos...”), aos avisos que ele dá (“isso é muito importante”, “o fundamental é...”). Sugira que alguns termos conhecidos sejam abreviados.

4ª etapa 

Faça a apresentação, cronometrando-a, para avaliar o tempo que ela vai levar. Tenha cuidado para não dialogar com a classe durante a exposição, a fim de manter as características de uma exposição formal, mas monitore sua fala para que ela seja pausada.

5ª etapa 

Terminada a apresentação, dê um tempo para que os alunos examinem a anotação que fizeram e façam os ajustes que conseguirem. Por exemplo: eles podem completar com informações que lembram, mas sem ajuda dos colegas. Recolha as anotações para examiná-las e faça apontamentos que lhe parecerem importantes. Fique atento aos itens com mais problemas de anotação, às dificuldades predominantes e ao grau de legibilidade das notas.

6ª etapa 

Peça que os estudantes se reúnam em trios e compartilhem as anotações com os colegas. Nesse momento, eles podem completar lacunas e tornar os registros mais exatos, pois um pode ter anotado o que o outro não conseguiu e vice-versa. Oriente-os a marcar com um sinal o que ainda precisa ser confirmado ou preenchido. Recolha os trabalhos novamente e examine se houve progresso na precisão da anotação.

7ª etapa 

Quanto ao objetivo do procedimento de tomar nota, você pode abrir uma conversa com os estudantes, para que eles deem seus depoimentos. É importante que reconheçam a atividade como um exercício que pode ser aprimorado. Por outro lado, para que o procedimento de tomar nota tenha sua importância validada, convém que o conteúdo da apresentação se torne objeto de consulta.

Avaliação 

Avalie a primeira anotação e compare com a que foi feita em grupo. Guarde as conclusões para novas comparações com os futuros trabalhos de tomar nota executados pelos alunos.
Consultoria Mirella Cleto, professora do Ensino Fundamental e Médio e coautora de livros didáticos.

Autor Nova Escola

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