Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Prática de leitura na EJA

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Ampliar o repertório literário;
  • Trocar opiniões sobre a leitura; 
  • Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde
Conteúdo(s) 
  • Leitura de texto poético;
  • Sistema de escrita.
Tempo estimado 
10 aulas
Material necessário 
  • Cartões;
  • Lápis;
  • Cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, publicado em Meu Livro de Cordel.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Apresente a autora Cora Coralina aos alunos. Conte a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se com alguém que não gostava que ela se ocupasse com atividades que lhe dessem evidência. Relate que Cora sempre gostou de escrever, mas só muito tarde foi estimulada a publicar suas produções.

 

2ª etapa 

Transcreva o poema Das Pedras no quadro e leia em voz alta para a turma, apontando cada palavra e verso. Repita a leitura mais de uma vez, usando a mesma estratégia para que todos possam entrar em contato com o texto. No fim, pergunte o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material. Faça uma lista com as palavras relacionadas ao que for dito pelos estudantes e convide-os a escrever nos cartões a palavra que resume a principal ideia ou sentimento do texto. Exponha-as no mural da sala. 

3ª etapa 

Repita a leitura e convide o grupo a pensar se o que foi colocado na lista é pertinente ou não e se é necessário acrescentar outras palavras. 

4ª etapa 

Divida os alunos em duplas e distribua uma cópia do texto para cada uma delas. A tarefa é encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive o termo pedra, que aparece muitas vezes. Peça que eles expliquem como fizeram para encontrá-lo. 

5ª etapa 

Leia este verso em voz alta: "Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim" e pergunte à turma a que pedras Cora Coralina pode estar se referindo. Anote as respostas em uma lista e amplie a discussão para formar outra, com respostas a questões como: quais as pedras que costumam cair sobre os velhos? E sobre os brasileiros? 

6ª etapa 

Sugira que os alunos escrevam a palavra pedra e a associem à sua experiência de vida. No caso de alunos que ainda não escrevem, aja como um escriba. Lembre-os de que associar uma palavra a seus significados é uma descoberta importante para quem está aprendendo a língua escrita.

 
Avaliação 

Releia o poema e pergunte ao grupo o que mudou na compreensão do texto depois das atividades. Analise a coerência entre as respostas e as perguntas que foram feitas durante todo o trabalho e as mudanças efetivas entre a leitura inicial e a final.

Autor Nova Escola
Créditos:
Andréia Barreto
Formação:
Professora da Escola Ágora, em Cotia, SP, e membro do Vereda Centro de Estudos em Educação.

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.