Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Planificação de sólidos geométricos

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Identificar as formas das faces de alguns poliedros.
- Utilizar o vocabulário próprio para se referir às figuras geométricas.

Conteúdo(s) 

Planificação de poliedros.

Sólidos Geométricos. Foto: Marina Piedade
Ano(s) 
Tempo estimado 
Oito aulas.
Material necessário 

- Embalagens que representem os seguintes sólidos geométricos: cubo, prisma de base quadrada (paralelepípedo) e pirâmide de base quadrada.
- Representações de diferentes planificações correspondentes a cada um dos corpos geométricos acima e outras que não permitam montá-los.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Entregar uma folha de sulfite e orientar a criança que dobre a folha ao meio, e escreva seu nome ou apelido (como preferir) em seguida recorte e contorne em torno do nome.

2ª etapa 

Com a utilização de um espelho, estimular a criança a perceber, que a distância sua e do espelho e a mesma da imagem dentro do espelho.

3ª etapa 

No Geoplan, com a utilização de elásticos, estimular a criança a cria figuras geométricas que ela conheça.

4ª etapa 

Entregar uma flha quadriculada para que a criança desenhe as formas geométricas que criaram no Geoplan.

5ª etapa 

Retome as produções feitas na 1ª etapa da sequência e oriente a classe a analisá-las e redesenhá-las levando em conta o que aprenderam até então.

6ª etapa 

Dê sequência ao trabalho com o prisma de base quadrada (paralelepípedo) e a pirâmide de base quadrada, colocando em cena as mesmas atividades realizadas com o cubo.

Avaliação 

Distribua a tabela abaixo para os alunos completarem com informações sobre as características dos sólidos geométricos estudados.

  Número de faces Quantidade de triângulos Quantidade de retângulos Quantidade de quadrados
CUBO        
PARALELEPÍPEDO        
PIRÂMIDE        

 

Créditos:
Leika Watabe
Formação:
Assessora pedagógica e mestre em Educação Matemática
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.