Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Planejar a área externa

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Organizar um ambiente externo com diversas opções de atividades.
  • Estimular o movimento e a exploração de materiais.
Ano(s) 
Creche
Tempo estimado 
Durante o ano todo, especialmente no verão.
Material necessário 

Brinquedos diversos e em quantidade suficiente para toda a turma, baldes, vasos, colchonetes, livros, lupas, binóculos, caleidoscópios e móbiles.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Observe como o espaço externo da creche é utilizado. Quanto tempo cada professor passa fora da sala? Que tipo de atividade propõe? Há planejamento, diversificação e contato constante - o que é desejável - ou, ao contrário, trata-se apenas de um momento "tapa-buraco" na rotina semanal? Em cada turma, verifique se as crianças interagem entre si e exploram o ambiente ou se ficam restritas a uma pequena área.

2ª etapa 

Para que o espaço externo seja desafiador, assegure a diversidade de propostas. O ideal é contemplar o pátio com ambientes com areia, água e, principalmente, alguma área verde, mesmo que seja em vasos e floreiras. Em todos eles, é importante garantir a segurança. Medidas simples, como colocar colchonetes no chão para amortecer quedas em balanços ou escorregadores, ajudam a prevenir acidentes. Também é importante que haja pelo menos um adulto para cada sete crianças.

3ª etapa 

Hora de pensar no tempo despendido fora da sala. Assegure que as atividades ao ar livre tenham um espaço cativo na agenda semanal - a familiaridade com o ambiente externo é essencial para que os pequenos possam fazer suas próprias descobertas.

4ª etapa 

De tempos em tempos, surpreenda a turma com novidades criativas. Experimente, por exemplo, colocar objetos como lupas, binóculos, caleidoscópios e móbiles em lugares estratégicos, como galhos de árvores e cantos vazios. Outra forma de valorizar a área externa é variar as atividades em cada ambiente. É possível, por exemplo, usar o jardim para ler histórias, adaptando o ambiente de acordo com o enredo.

Avaliação 

Para analisar quais atividades e ambientes funcionam e, ao mesmo tempo, verificar o envolvimento das crianças nas diferentes propostas, elabore fichas de observação para cada uma. Ela pode conter os seguintes itens:

 
  • Nome da criança
  • Envolve-se em quais propostas?
  • Qual espaço prefere?
  • Com quem gosta de brincar?
  • Mantém-se atenta às rodas organizadas na área externa?
  • Percorre o espaço externo de maneiras diferentes?
  • De que forma explora os desafios colocados na área?

Com base nesse diagnóstico, reorganize o ambiente e estimule cada criança, individualmente, a descobrir atividades e oportunidades ainda inexploradas.

Créditos:
Ana Paula Yazbek
Formação:
Pedagoga e diretora do Berçário do Espaço da Vila, em São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.