Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Pesquisa sobre a cultura do movimento

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Organizar um evento esportivo na escola, estimular o conhecimento teórico, a prática e a disseminação das atividades física e esportiva pelos alunos.

Conteúdo(s) 

Elaborar estratégias, criar, adequar, improvisar, tomar decisões táticas eficientes frente a situações-problema, analisar e compreender a biomecânica das habilidades motoras, compreender o funcionamento e as respostas do organismo em repouso e durante o exercício.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Um bimestre.
Material necessário 
  • Jornais, revistas, vídeos, sites e outras fontes com conteúdo sobre movimento, atividades físicas, esporte, entretenimento, eventos etc.
  • Materiais de registro - papel, canetas, pranchetas, computador, CD, pen drive, câmera fotográfica, câmera filmadora, equipamento de som.
  • Materiais esportivos diversos: bolas, apitos, coletes, uniformes/figurinos, súmulas, etc.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Organize o trabalho no bimestre de modo que o planejamento seja abrangente e flexível, deixando espaço para dialogar com os alunos e estimulá-los a trazer propostas relevantes e que sejam de interesse de todos. Feito isso, proponha à turma a realização de um evento ao final do bimestre sobre as diversas expressões da cultura do movimento - brincadeiras, jogos, festivais, apresentações, painéis temáticos, atividades físicas, demonstrações, lutas, artes marciais, danças.

Explique à turma que o evento será coordenado pelos próprios alunos e que você estará ali como orientador, para ajudá-los na tarefa. Os estudantes devem eleger os temas que consideram mais relevantes e planejar atividades que serão realizadas. Por exemplo, se um grupo se interessar por basquetebol, pode organizar um torneio de streetball, um jogo de basquete reduzido, com regras adaptadas que valorizam a habilidade, a criatividade e a ousadia do jogador.

2ª etapa 

Exponha à turma o calendário do bimestre e explique como será a divisão das aulas entre a preparação da exposição e a prática de atividades físicas. Mostre à moçada que ensaios, treinos e a prática de atividades esportivas serão essenciais, visto que a proposta do evento é, justamente, criar um espaço para todo e qualquer tipo de manifestação da cultura do movimento.

Para cada tema escolhido pela moçada, organize algumas atividades voltadas para os conhecimentos específicos da Educação Física, de modo que eles discutam e aprendam conteúdos conceituais e procedimentais de diversas modalidades esportivas. Usando como exemplo o streetball, você pode aproveitar o assunto para trabalhar com a turma fundamentos e habilidades motoras específicas do basquete - drible, passes de peito, picado, por cima da cabeça, com uma das mãos, por cima do ombro, arremessos estancado, com jump, gancho, bandeja etc. A turma pode, também, realizar uma pesquisa na internet as regras básicas do streetball e adaptá-las para elaborar um regulamento do campeonato. Lembre-se que todas essas demandas devem ser previstas no plano de ação que cada grupo vai elaborar.

3ª etapa 

O evento será elaborado de acordo com o calendário do bimestre. Explique à turma que, para garantir o sucesso da atividade, é preciso preparar um plano de ação detalhado, que sirva como guia das atividades. Peça que os alunos coloquem no papel as seguintes informações sobre cada atividade: objetivos, estratégias, materiais necessários, responsáveis por funções/tarefas, etapas do projeto e conclusão.

O plano deve ser exposto em um mural - ou outro lugar visível - para que possa ser constantemente acessado por todos. É importante deixar um espaço ao lado de cada atividade para anotar um status: "realizada por Fulano".

Os grupos devem, também, explorar diversas vias de comunicação e divulgação das atividades para que o trabalho transcorra bem. Ficam como sugestões calendários, quadros de avisos e recados, murais, escaninhos, e-mails, mensagens via celular, telefone, Twitter, Facebook, Orkut e sites de relacionamento em geral. Valorize e aproveite o interesse da turma por estas vias.

4ª etapa 

Para uma gestão eficiente do projeto, devem ser criadas de comissões de acordo com as demandas previstas e interesses de participação - comissão de captação de recursos, de organização de materiais, espaços e decoração, de comunicação e de divulgação do evento. É importante disponibilizar um espaço que funcione como secretaria e em que os alunos possam organizar uma agenda comum para evitar ou minimizar as possibilidades de conflitos de horário e realizar as reuniões gerais bem como as das comissões.

Ao final do bimestre, a turma terá aprendido a trabalhar em equipe; desafiar-se; expressar-se em público; respeitar opiniões diferentes da sua; propor sem impor (argumentação coerente); resolver divergências e conflitos de forma pacífica; assumir papéis, funções e responsabilidades; cumprir horários e prazos; e outros.

Avaliação 

Estimule-os a identificar os pontos positivos e os pontos a melhorar. É interessante ter uma caixa para que todos possam depositar sugestões de itens de pauta para as reuniões e esta ou qualquer outro tipo de ferramenta que garanta ao grupo manifestar impressões, críticas, sentimentos e sugestões durante todo o processo. Isto tudo será registrado e compartilhado e, certamente, muito útil como base para o planejamento do período seguinte. É trabalhoso. Mas, sem dúvida, os aprendizados e experiências serão para a vida toda. Bom trabalho!

 

Referência bibliográfica 

Currículo de Educação Física para o Ciclo II do Ensino Fundamental, 9º ano, 2º bimestre. 

Créditos:
Fabiana Pinheiro Pereira
Formação:
Graduada em Esporte pela USP.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.