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Perto e longe

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Discutir a importância do mapa e suas informações;
  • Trabalhar as noções de perto e longe;
  • Estimar distâncias entre a cidade em que se vive e outros pontos. 
Conteúdo(s) 
  • Leitura e decodificação de símbolos cartográficos;
  • Identificação de topônimos (nomes próprios de lugares).
Ano(s) 
Tempo estimado 
3 aulas
Material necessário 
  • Lápis preto e de cor
  • Borracha
  • Papel
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Pergunte aos alunos se conhecem o mapa do Brasil e fale sobre a utilidade dele. Peça que cada estudante desenhe o próprio mapa do país.

 

2ª etapa 

Apresente o mapa político do Brasil. Exercite a decodificação dos símbolos cartográficos (letras maiúsculas para estados, letras de diferentes tamanhos conforme a população da cidade). Ajude-os a localizar onde vivem.

3ª etapa 

Trabalhe a noção de perto e longe com perguntas. Qual é a capital mais distante de onde estamos? E a mais próxima? Estamos longe do litoral?

4ª etapa 

Peça que os estudantes comparem seus desenhos iniciais com o mapa político. Fale sobre o nome oficial do mapa e explique que ele revela as informações básicas que um cidadão precisa saber para se localizar e se deslocar pelo país.

Avaliação 

Avalie o envolvimento e a produção dos alunos no desenho inicial e nos debates. Exatidão nas respostas não é fundamental, mas sim a criação de raciocínios espaciais.

Créditos:
Julia Pinheiro Andrade
Formação:
Professora e formadora nas áreas de Geografia e Iniciação à Pesquisa da Escola Castanheiras, em São Paulo.
Autor Nova Escola

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