Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Painel sobre a ditadura militar no Brasil

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Analisar o período histórico por meio de relatos de quem viveu durante o regime militar no Brasil.
- Identificar várias interpretações da História sobre o mesmo fato.

Conteúdo(s) 

Regime militar no Brasil.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Dez aulas.
Material necessário 

Computador com acesso à internet, máquina fotográfica, toca-CD, gravador, cartolinas e canetas. Filmes: O Que É Isso Companheiro (Bruno Barreto, 110 min, RioFilme, tel. 21/2132-3200) e Zuzu Angel (Sérgio Rezende, 100 min, Warner Home Video, tel. 11/3016-2900). Músicas do período militar.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Converse com os alunos sobre a ditadura militar. Passe trechos dos filmes sugeridos, leve músicas da época para ouvirem e apresente o assunto. Conte que eles vão pesquisar sobre o período e, em grupos, irão produzir uma apresentação. Indique blogs e sites confiáveis para a pesquisa (como www.historianet.com.br e www.cafehistoria.ning.com) e navegue com eles. Peça que na próxima aula as equipes levem outras imagens sobre o assunto e explique que elas serão usadas na apresentação. Exposto o material, retome as discussões acrescentando informações.

2ª etapa 

Cada equipe entrevistará integrantes de um dos seguintes grupos que viveram na época – civis, policiais, militares e ex-militantes – para obter diferentes versões. Construa coletivamente as perguntas a serem feitas aos entrevistados e dê orientações sobre como se comportar durante a conversa. Cada jovem terá uma função: perguntar, anotar, fotografar e gravar (essencial para recuperar detalhes das falas). Auxilie a turma a questionar e analisar os depoimentos e tire dúvidas.

3ª etapa 

Peça esboços dos painéis de apresentação. Explique que eles devem conter uma introdução (síntese do contexto histórico e imagens do período), um desenvolvimento do tema (apresentação da proposta de pesquisa oral com falas e fotos dos entrevistados) e uma conclusão (o que o grupo aprendeu e a relação disso com o conteúdo estudado em sala no início do trabalho).

4ª etapa 

Oriente os estudantes a refazer os painéis com base nas mudanças propostas por você, explicando como realizar a organização e a disposição das informações. Peça um roteiro da apresentação com base numa síntese das ideias que cada grupo preparou. Confira essa produção textual e, se necessário, sugira novas alterações.

5ª etapa 

Cada grupo deverá apresentar os resultados de sua pesquisa dentro de um período de tempo delimitado. Se possível, filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem sua postura e atuação em uma apresentação ao público.

Avaliação 

Produto final 
Painel sobre a ditadura.

Avalie todos os materiais produzidos (textos, esboços, roteiros, entrevistas e comentários), a organização e a desenvoltura de cada grupo ao longo das atividades, até o dia da exposição.

 
Flexibilização 

É fundamental contar com um intérprete de libras na sala para que o aluno surdo acompanhe o que o grupo diz. Antecipe os conteúdos que serão trabalhados, tanto para o intérprete, quanto para o aluno, junto ao AEE. Além dos filmes e músicas, você também pode levar imagens de situações importantes do período de ditadura militar. Na segunda etapa, sugira que o aluno fotografe a entrevista e depois tome nota das anotações feitas por outro colega. Se o aluno surdo for capaz de fazer a leitura orofacial, recomende aos colegas do grupo para que falem um de cada vez, para que o aluno acompanhe a discussão e também possa opinar. É importante que ele apresente o trabalho junto de seu grupo. Se ele dominar libras, o intérprete pode ajudar na tradução da língua de sinais para a classe.

Deficiências 
Auditiva
Autor Nova Escola
Créditos:
Juliano Custódio Sobrinho
Formação:
Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove).

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.