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Painéis sobre migração

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Identificar os fluxos migratórios internos no Brasil e no município.
- Compreender e analisar as transformações no espaço geográfico.
- Avaliar a interação cultural provocada pelas migrações.

Conteúdo(s) 

Migração interna e cultura.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Oito aulas.
Material necessário 

Mapas do Brasil com fluxos migratórios do Geoatlas, da Editora Ática, máquina fotográfica, cartolinas, canetas coloridas e papel.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para que iniciem uma investigação sobre as migrações no Brasil e, ao fim do trabalho, organizem painéis sobre o tema, lance algumas questões para os alunos. O que leva uma pessoa a abandonar sua terra e buscar outro lugar? Quais são os fluxos migratórios atuais e suas direções? As hipóteses e as justificativas devem ser registradas por escrito e socializadas.

2ª etapa 

Oriente a consulta aos mapas para que a turma confirme suas ideias ou as corrija. Peça também que todos comparem os mapas a fim de verificar que, entre as décadas de 1960 e 80, predominaram os fluxos de longa distância, em especial de nordestinos para o Sudeste e de sulistas rumo ao Centro-Oeste e ao Norte e, a partir do fim da década de 1980 e início dos anos 1990, os movimentos passam a ser multidirecionais e indicam retorno.

3ª etapa 

Peça que todos levantem hipóteses justificadas sobre como o município em que vivem é caracterizado em relação à migração. É a chegada ou a partida de pessoas que marca a história local? Quais interações culturais são motivadas por isso? Há convívio com quem vem de fora? E preconceito?

4ª etapa 

Oriente uma pesquisa de campo sobre a interação cultural na cidade. Acompanhe a turma na busca por placas com nome de ruas, avenidas e praças que revelem a influência de imigrantes, além de estabelecimentos que vendam produtos típicos de outras localidades e centros culturais regionalistas. Cada achado deve ser fotografado e registrado por escrito.

5ª etapa 

Em grupos, os estudantes devem entrevistar os imigrantes da cidade, levantando itens como nome, região onde mora, ocupação, lugar de origem, ano e motivo da migração. Já sofreram discriminação? Organizam encontros e festas para constituir ou restabelecer seus laços sociais e culturais? Depois, devem falar com os não-migrantes para saber qual a relação eles têm com quem vem de fora e se incorporam seus traços culturais.

6ª etapa 

Hora de montar os painéis. Os grupos devem selecionar as fotos feitas anteriormente e trechos das entrevistas que revelem desde quando e como a migração está presente no território, quais são as interações culturais e como a população local se relaciona com quem vem de fora.

Avaliação 

Produto final 

Painéis sobre migração.

Durante o projeto, avalie, nas falas e nas produções dos alunos, se eles compreenderam como os fluxos migratórios marcaram o país, quais são os atuais fluxos e como os imigrantes do município se relacionam com a população local. Por fim, peça que façam, por escrito, uma análise comparativa justificando as mudanças dos fluxos migratórios entre 1960 e os dias de hoje.

Flexibilização 

Os alunos com deficiência visual devem fazer seus registros em braile ou trabalhar em dupla com um colega que não tenha deficiência.

Com barbante, cola plástica e outros materiais que criem relevos, destaque os fluxos e os contornos dos mapas. Lembre-se também de fazer as legendas correspondentes.

Gravadores de voz ou celulares com esse recurso podem ser usados para registrar as entrevistas, que depois serão transcritas em braile.

Deficiências 
Visual
Autor Nova Escola
Créditos:
Roberto Giansanti
Formação:
Autor de livros didáticos
Créditos:
Maria da Graça Corsi
Formação:
Pedagoga da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara), na capital paulista.

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