Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


"Osmose Jones" retrata o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Compreender o funcionamento do corpo humano e como o organismo reage no combate às doenças.

Conteúdo(s) 
  • Sistema digestório (anatomia e função dos órgãos; processo de digestão; higiene e segurança alimentar)
  • sistema imunológico (defesas do organismo, leucócitos, muco, agentes patogênicos e mecanismos de defesa e imunização)
  • sistema nervoso (neurônios e memória, órgãos e coordenação do organismo)
Ano(s) 
Material necessário 
  • Trechos do filme selecionados: as cenas que mostram especificamente os processos de digestão do personagem (53s a 5m39); as imagens do desenvolvimento da infecção (8m32s a 11m25s); os mecanismos de defesa centrados na região do nariz (32m15s a 37m03s); e as cenas que retratam a coordenação nervosa do corpo, incluindo os sonhos e o funcionamento do subconsciente (1h07m04s a 1h11m33s).

 

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Osmose Jones é uma das células brancas que protegem o corpo do personagem vivido pelo ator Bill Murray, que não segue uma dieta balanceada e tem maus hábitos de higiene. Quando ele começa a adoecer por causa de um vírus, Jones e a pílula Drix precisam trabalhar juntos para tentar restaurar a saúde do corpo. O filme se torna então uma animação e mostra o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, o filme é bem didático. "Ele desperta o interesse dos alunos e funciona muito bem para aprofundar conceitos apresentados na aula."

Como introdução, relembre com a garotada os principais tipos de célula e os sistemas que compõem nosso corpo, a questão da higiene pessoal e dos hábitos alimentares e os principais agentes causadores de doenças por meio de alimentos. Após o filme, discuta os temas incentivando a descrição de exemplos vistos na obra. Para terminar, peça que a turma monte cartazes, indicando os melhores alimentos para consumo e as boas práticas de higiene.

Avaliação 

Analise a participação nas atividades e os cartazes.

Créditos:
Henzo Gualberto
Formação:
professor do Colégio Aliado, em São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.