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Os tipos de clima e vegetação no Brasil

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Leitura e interpretação de imagens e do mapa político do Brasil; 
  • Formações vegetais e climas brasileiros.
Conteúdo(s) 
  • Leitura e interpretação de imagens e do mapa político do Brasil; 
  • Formações vegetais e climas brasileiros.
Ano(s) 
Tempo estimado 
3 aulas
Material necessário 
  • Mapa político brasileiro;
  • Imagens representativas do clima e da vegetação no Brasil;
  • Caderno para anotações;
  • Lápis de cor ou giz de cera;
  • Lápis ou lapiseira e borracha.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Apresente o mapa político do Brasil, localizando com a turma o estado no qual a escola se localiza. Apresente, em seguida, os mapas de clima e de vegetação (presentes na parte inferior do mapa político), localizando onde a escola se situa em relação aos tipos de clima e de formações vegetais. Depois, discuta com os alunos se a vegetação e o clima mudam ou não ao longo da extensão territorial do País. A partir das respostas, conduza a discussão para a leitura dos mapas de clima e de vegetação, a partir de seus títulos e de suas respectivas legendas. Depois, peça aos alunos para que elaborem, em duplas, uma síntese em tópicos a respeito do que entenderam sobre a leitura de cada um dos mapas.

 

2ª etapa 

Localizem juntos o tipo de clima existente no estado onde moram e conversem sobre suas principais características (por exemplo: médias de temperatura, alterações climáticas ao longo do ano, presença de chuvas e geadas). Explique também quais são as características do clima nas outras regiões do País. Enquanto isso, anote os tópicos discutidos na lousa. Em seguida, desenvolva o mesmo processo com o mapa de vegetação, ressaltando a interdependência entre a vegetação e o clima. Alguns aspectos que podem ser abordados são: a vegetação é rasteira ou tem muitas árvores? Quais são as características das espécies vegetais? Elas secam ou florescem em determinada época do ano? Para ilustrar, mostre imagens de livros, revistas, jornais e sites, que representem esses fenômenos. Ao final da discussão, os alunos representarão o que entenderam em um desenho com o tema "A vegetação e o clima no estado onde moro".

3ª etapa 

Ao final da discussão, leitura e descrição dos mapas temáticos, oriente a turma a elaborar dois croquis cartográficos. Para isso, os alunos devem anotar em seus cadernos os principais aspectos que serão representados. Primeiramente, a turma fará um croqui do mapa de climas do Brasil e, em seguida, montará o croqui do mapa de vegetação. Aproveite este momento para discutir novamente alguns conceitos próprios da linguagem cartográfica (como legenda e título), relacionando-os com os conteúdos abordados em cada um dos croquis.

Avaliação 

Durante as discussões e análises dos mapas, observe o envolvimentos dos alunos com o tema proposto. Avalie também se os registros realizados por meio dos desenhos e dos croquis cartográficos refletem os conteúdos trabalhados ao longo das três aulas, como a localização dos tipos de clima e vegetação e a utilização de títulos e legendas. 

 

Quer saber mais?

INTERNET
Encontre mais informações sobre as características regionais do Brasil em www.ibge.gov.br.  

 

Créditos:
Ana Lúcia de Araújo Guerrero
Formação:
Mestre em Geografia Humana pela USP, professora de Geografia da See-Saw Panamby Bilingual School e colaboradora do Laboratório de Ensino e Material Didático (USP).
Autor Nova Escola

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