Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


O surgimento das primeiras cidades

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Reconhecer as razões e o contexto da formação das primeiras cidades.
- Identificar e analisar as características das primeiras cidades e das cidades contemporâneas, enfocando a cidade local.
- Estabelecer um paralelo entre a estrutura e o funcionamento das primeiras cidades e da cidade onde mora.

Conteúdo(s) 

- Formação das primeiras cidades.
- Características das primeiras cidades e das cidades contemporâneas.
- Estrutura e funcionamento das primeiras cidades e das cidades contemporâneas.
- História local: a cidade onde mora.

Ano(s) 
Tempo estimado 
10 aulas.
Material necessário 
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para a identificação das razões e do contexto de formação das primeiras cidades, proponha o vídeo. Sugira que tomem notas sobre as caracteristicas dos primeiros centros urbanos e período histórico em que se formaram. Em seguida, debata em classe sobre os temas apresentados. Lance questões como "Que lugar é retratado?", "Será que ele mudou com o tempo?", "Vemos hoje em dia algo parecido com o que é retratado?". Informe que na aula seguinte vocês saberão mais sobre as cidades mostradas no vídeo.

2ª etapa 

Recomende a leitura do livro paradidático A Mesopotâmia e solicite aos alunos que selecionem as características, estrutura e funcionamento das primeiras cidades. Proponha uma nova discussão, perguntando se as informações do livro ajudam a esclarecer as dúvidas lançadas na primeira etapa.

3ª etapa 

Selecione previamente textos que tratem das características, estrutura, funcionamento, data e contexto de formação da cidade em que vocês moram. Eles podem ser extraídos de jornais locais, de informes da prefeitura ou de sites oficiais, como o da própria prefeitura. Depois da leitura, questione os alunos a respeito das características das primeiras cidades e da cidade em que moram. Escreva as semelhanças e diferenças citadas no quadro. Apresente o mapa do surgimento das primeiras cidades e o atual do Iraque (antiga Mesopotâmia), além de localizar a cidade em que moram no mapa do Brasil.

4ª etapa 

Elabore em conjunto com a turma um quadro comparativo entre as primeiras cidades e as da atualidade, destacando diferenças e semelhanças, permanências e mudanças. Os seguintes elementos também podem ser comparados: principal atividade comercial, número de habitantes, momento histórico em que foram fundadas. Proponha que façam em conjunto uma linha do tempo, demarcando o surgimento das primeiras cidades e a data da fundação da cidade onde vocês moram.

Avaliação 

Avalie a participação do grupo nas discussões durante toda a sequência. Ao fim do trabalho, sugira que a turma responda, em duplas, as seguintes questões: 

- As características das primeiras cidades se modificaram com o passar do tempo? 
- Comparando a estrutura e funcionamento dos primeiros centros urbanos em relação aos atuais, quais são as diferenças e semelhanças, permanências e mudanças? 
- Como era o modo de vida dos habitantes das primeiras cidades e como é o modo de vida dos habitantes da sua cidade?

Flexibilização 

Contar com um intérprete de Libras em sala é um recurso muito importante para garantir as aprendizagens dos alunos com deficiência auditiva. Caso a sua escola ainda não tenha um intérperte, procure fornecer bons registros escritos e bons estímulos visuais aos alunos surdos. Procure falar sempre de frente para o estudante, para que ele possa fazer a leitura orofacial. Como o vídeo não é legendado, uma alternativa é transcrever as legendas e fornecê-las antecipadamente para o aluno. Ao longo das aulas, instrua os alunos para que falem um de cada vez. Assim,o colega com deficiência pode acompanhar o que está sendo discutido. Se necessário, amplie o tempo de realização das etapas da atividade e conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Deficiências 
Auditiva
Créditos:
Ana Enedi Prince
Formação:
Docente pesquisadora da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e professora da EE João Cursino, em São José dos Campos, a 94 quilômetros de São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.