Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


O sistema imunológico e a gripe A

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Entender a relação entre o funcionamento do sistema imune e das doenças virais.
- Compreender a gripe A por meio de pesquisas.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Comece falando com os alunos sobre a existência de inúmeros seres capazes de invadir nosso organismo e causar doenças. Peça que eles citem exemplos desses agentes invasores. Certamente as respostas vão incluir vírus, bactérias e vermes, entre outros. Então, pergunte: por que nós não morremos com qualquer pequeno corte ou ferimento, pelo qual podem entrar incontáveis bactérias? Explique que temos um exército de células organizado e preparado para enfrentar essas ameaças. Trata-se do sistema imune, ou imunológico. Peça que a turma pesquise em casa o que é um vírus.

 
2ª etapa 

Questione se todos sabem o que é um vírus. Compartilhe as pesquisas e exponha que se trata de um ser que não possui uma célula própria e, por isso, precisa invadir células de outros organismos. As células invadidas servem de hospedeiras para que os vírus consigam sobreviver, se reproduzir e, assim, causar doenças. Mostre o minipôster encartado nesta edição e explique como funciona o sistema imune diante desse tipo de invasão viral. Entre os vários tipos de célula do sistema imunológico, há aquela que reconhece uma célula infectada e a destrói. Em seguida, ela disponibiliza pedaços do vírus encontrado para outro tipo celular estudar o material e ativar um terceiro tipo de célula, que será responsável por desencadear uma resposta específica contra aquele invasor. Num próximo ataque, o corpo já está preparado para se defender. Assim, a recuperação acaba sendo muito mais rápida. Mas o que acontece quando o organismo não reage contra a doença? Ao responder a esse novo questionamento, é provável que a turma se lembre das vacinas.

3ª etapa 

Inicie a aula indagando: afinal, o que é uma vacina? Explique que em alguns casos o sistema imune não é o suficiente para eliminar um vírus ou outro invasor. Por isso, os cientistas desenvolveram um método para introduzir no corpo o vírus atenuado, morto ou fragmentado. Pergunte o que ocorre quando esse método, chamado de vacinação, é adotado. Ajude a moçada a compreender que uma vacina tem o poder de causar a doença de forma branda. Com isso, o sistema imune reage ao vírus introduzido, elaborando uma resposta imunológica específica e guardando-a na memória. Assim, quando o corpo tem contato com o vírus de fato, está preparado para combatê-lo com eficiência. Para a última aula, solicite uma pesquisa sobre gripe e formas de contágio.

4ª etapa 

Com base no que foi pesquisado, os jovens saberiam responder por que todo mundo já pegou gripe? Eles provavelmente vão dizer que isso ocorre porque se trata de uma doença viral transmitida pelo ar. Retome as informações sobre a gripe A. Fale que é uma gripe diferente daquelas com as quais estávamos acostumados. Por isso, ninguém tem imunidade contra ela. O fato de ainda não ter sido produzida uma vacina a torna mais perigosa. Lembre-se de algumas condições que aumentam o risco de contrair a gripe, entre elas a idade (crianças e idosos podem ter um organismo mais sensível à doença) e problemas no sistema imune.

Avaliação 

Os estudantes podem escrever pequenos textos sobre os assuntos abordados e entregá-los a cada aula. Observe se os pontos principais foram apresentados e se o conhecimento anterior colaborou para o esclarecimento dos conceitos tratados em sala de aula.

Autor Nova Escola
Créditos:
Caio Nagayoshi
Cargo:
Consultoria:
Formação:
Professor de Biologia, de São Paulo, SP.

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.