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O envelhecimento da população brasileira

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Reconhecer e avaliar o significado do aumento dos matrimônios para pessoas acima de 60 anos como elemento da transição demográfica brasileira

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas
Material necessário 

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

VEJA desta semana destaca pesquisas que mostram o aumento do número de uniões entre pessoas com mais de 60 anos em nosso país. Com renda fixa e independentes financeiramente, os casais vêm mostrando que é possível ter planos para o futuro, vida social e sexual ativas. Os resultados da pesquisa estão em sintonia com as mudanças demográficas no Brasil, há algumas décadas conhecido por ser um país de jovens. Convide a turma para examinar o assunto.

Comece a aula pedindo que os alunos leiam a reportagem Recomeço depois dos 60, publicada em VEJA. Proponha que a turma recolha e organize os dados sobre a população acima de 60 anos presentes no texto e acrescente novas informações.

Diga aos alunos que, com variações regionais, a expectativa de vida brasileira vem aumentando nos últimos anos, alcançando 72,8 anos em 2008, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad, do IBGE. Destaque que, em dez anos, houve elevação de 3,3 anos no índice. Mencione, também, as transformações significativas na condição das mulheres, que hoje participam ativamente do mercado de trabalho e ultrapassam os homens em todos os níveis da escolaridade.

Comente com a turma que, ao mesmo tempo, registram-se no país sucessivas quedas nas taxas de fecundidade. Na década de 1960, o número médio de filhos por mulher no país era de 6,3, caindo para 1,89 em 2008, abaixo, portanto, da taxa de reposição populacional, estimada em 2,1 filhos por mulher. Pergunte à classe quais as consequências dessas mudanças demográficas. Ouça as respostas e conclua com a moçada que vivemos um aumento progressivo do número de habitantes acima de 60 anos e uma redução gradual no número de crianças e jovens. No estado de São Paulo, por exemplo, segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Seade-SP, dentro de quinze anos, o número de pessoas de idade mais avançada deverá ser maior do que o de crianças.

Ressalte para a garotada que os comportamentos demográficos atuais implicam novos desafios para a sociedade brasileira. Nos próximos anos, será necessário ampliar as opções de transporte, habitação, saúde, lazer, assistência e previdência social para o público com mais de 60 anos de idade. As famílias também deverão se preparar para esse novo cenário. Já existem propagandas e projetos arquitetônicos voltados especialmente a esse público, que conta também com lei específica para assegurar direitos sociais básicos, o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003.

2ª etapa 

Proponha que a turma realize uma pesquisa de opinião com familiares, na escola e na comunidade, sobre os novos desafios da sociedade brasileira diante dos comportamentos demográficos atuais. Divida a classe em grupos e peça que os alunos se organizem para a tarefa.

Explique a eles que uma pesquisa de opinião é uma fonte de informação de relevância social. Ao serem inquiridos, os entrevistados são convidados a emitir opiniões e se posicionar sobre os mais variados assuntos. Para começar, a turma deve elaborar um roteiro de questões e definir o público a ser entrevistado: pessoas com mais de 60 anos, de preferência de diferentes faixas de renda, tanto mulheres como homens de diversos locais, profissões ou ocupações. É importante que os alunos colham informações sobre renda, trabalho, aposentadoria, escolaridade, acesso à saúde e serviços ligados ao lazer e entretenimento.

Devem, também, reservar um espaço especial para coletar informações sobre matrimônio, se os entrevistados possuem filhos e netos, se são casados em segundas núpcias e outras. Cabe aqui o cuidado de deixar o entrevistado à vontade para responder ou não às perguntas, de acordo com sua conveniência. Gravações em áudio e vídeo são benvindas, se autorizadas pelo entrevistado.

Lembre-os que a tabulação dos dados envolve a elaboração de tabelas ou quadros para anotação dos resultados. A soma das entrevistas e depoimentos pode oferecer o material necessário para refletir sobre as questões formuladas antes e detectar demandas e possibilidades da turma da terceira idade. Os relatórios e considerações podem ser complementados com informações sobre projetos sociais e políticas públicas de atendimento aos mais velhos no município ou região.

 

3ª etapa 

Reserve a última aula para a apresentação das pesquisas. Dê um tempo para que os grupos falem e discuta os resultados com a turma. Para finalizar, encomende dissertações individuais sobre os desafios em termos de políticas públicas e comportamentos sociais face ao crescimento da população acima de 60 anos.

 

Avaliação 

Considere a participação dos estudantes nas tarefas individuais e coletivas e o domínio de habilidades de leitura e escrita e das noções e conceitos em jogo.

 

Créditos:
Roberto Giansanti
Formação:
geógrafo e autor de livros didáticos.
Autor Nova Escola

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