Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


O artigo neutro "lo"

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Compreender o uso do artigo neutro LO, não existe em português
​- Contrastar o uso dos artigos em espanhol e em português

Conteúdo(s) 

- Regra geral de uso dos artigos
- O artigo neutro LO
- Prática em textos diversos

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas
Material necessário 

- Cópias de um texto em português com muitos artigos definidos (a ser selecionado pelo professor)
- Cópias dos textos sugeridos: Las mujeres jirafa e La economía de Fidel Castro (disponíveis nesta sequência didática)
- Cópias dos exercícios propostos ao longo desta sequência didática para cada um dos alunos

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução 
O português e o espanhol são as duas línguas românicas que guardam maior afinidade entre si, o que provoca nos brasileiros a sensação de que falar a língua dos nuestros hermanos é fácil. Realmente, aprender espanhol é mais fácil para quem tem o português como língua materna, mas existem temas que nos conduzem ao indesejado portunhol, como mostra a reportagem "¿Hablas español?" (Veja, 2322, 22 de maio de 2013) 
Eis aí um assunto tão amplo que renderia muitas aulas. A sugestão é que você comece por um tema que confunde 10 entre 10 brasileiros: o artigo neutro LO.

Desafie os alunos perguntando como diriam em espanhol: o gato preto, a menina dorme, o melhor de tudo é viver. Os erros previstos nesta fase de aprendizado do espanhol são a troca de LO por EL.

2ª etapa 

Depois dessa pequena sondagem, anuncie que o espanhol possui o artigo neutro LO, inexistente em português. Em seguida, distribua ao grupo um texto em português, rico em artigos definidos, (uma cópia para cada aluno, ou projetado) e leia (ou peça que algum aluno leia) espaçadamente o texto para eles.

Peça que apontem, em conjunto, as palavras definidas pelos artigos encontrados. Lance-as em uma tabela simples desenhada no quadro (guarde espaço para outra tabela):

Tabela de artigos definidos em português. Imagem: Nova Escola


Ao final, pergunte: a que classe gramatical pertencem as palavras encontradas? Os artigos variam de acordo com o quê?

Em seguida, entregue cópia do seguinte trecho da reportagem sobre as mulheres-girafa:

Las mujeres jirafa
A lo largo de generaciones, las mujeres que pertenecen al grupo étnico padaung, de Myanmar, se han puesto anillos de latón en el cuello como signo de belleza y de orgullo cultural. Desde la infancia, a las niñas les añaden espirales, las cuales desplazan gradualmente la clavícula y las costillas. Los hombros se inclinan de manera drástica, haciendo que el cuello se vea más largo. Pero algunas mujeres miran lo negativo de esa costumbre y se están rebelando, ya que la tradición las mantiene cautivas en lo que los críticos llaman "zoológicos humanos", una vez que los negocios locales obtienen ganancias con la visita de los turistas. El aspecto cultural se redujo a un valor mercadológico. (Adaptado da revista National Geographic)

Leia espaçadamente o texto para os alunos e esclareça todas as dúvidas de vocabulário e de interpretação. A seguir, incentive-os para que, novamente em conjunto, apontem as palavras introduzidas pelos artigos encontrados no texto. Lance-as em uma tabela simples desenhada na lousa:

Tabela de artigos em espanhol. Imagem: Nova Escola


Ao final, repita a pergunta: a que classe gramatical pertencem as palavras encontradas? Os artigos variam de acordo com o quê? 

Promova uma discussão comparando os resultados obtidos nas duas tabelas e introduza os conceitos teóricos do artigo neutro LO, ressaltando que:- ao contrário do português, este nunca antecede substantivos; - que LOS é plural de EL.

3ª etapa 

Esta aula é dedicada a sedimentar o apresentado anteriormente. Por meio desta atividade interativa, esclareça as dúvidas que surgirem e reforce alguns conceitos.
Distribua cópias ou projete as frases abaixo e peça aos alunos que, em conjunto, escolham os artigos mais adequados. Comente as escolas da turma:

1. ____ enfrentamiento entre ____ dos países culminó en una guerra.
2. ____ imposible fue alcanzado cuando llegamos al fin d____ viaje.
3. ____caminar por aquellas calles de mi vieja Buenos Aires hacía con que me acordarse de ____tiempos perdidos de mi juventud.
4. En ____ años setenta un grupo de jóvenes rebeldes se hizo con ____ riendas d____ cine estadounidense en ____ que se conoció como "____ Nuevo Hollywood".
5. ____vivir en estos días de tan grandes inquietudes es un ejercicio de sufrimiento.
6. ____ más antiguo volvió a tormentar mis sueños.
7. Él no quería discutir ____ después de ____ relación.
8. ____ 11 de septiembre encierra una nueva etapa en ____ relaciones d____ Islam con ____ Occidente.
9. ____ historia de ____siete de septiembre debe siempre ser revivida por ____ nuevas generaciones.
10. ¡Es impresionante ____ bien que habla! No parece extranjero.
11. ¿Vas a vender esta casa, con ____ bonita que es?
12. ____ lindo de su figura era ____ esbeltez.
13. Me encanta ____ cine por ____ ficcional que es.
14. Ha sido una experiencia que me ha descubierto ____ hermoso y alegre de ____ vida.
15. ____ interesante d____ caso es que ni siquiera se quejó.
16. ____ reos fueron condenados al último suplicio, ____que causó un sentimiento general.
17. Haremos todo de acuerdo a ____ combinado

4ª etapa 

Esclareça que a partícula LO, além de ser artigo neutro, tem diversos usos, mas com outras classificações gramaticais.

Apresente expressões linguísticas formadas com o LO neutro, explicando seu uso: a lo (estilo, à moda de) a lo largo de (durante), a lo mejor (talvez), por lo pronto (até este momento), por lo tanto (em consequência) por lo visto (pelo visto), de lo contrario (ao contrário), entre outras.

Logo após, distribua cópias ou projete as frases abaixo. Por meio desta atividade interativa, o professor reforça o uso do LO neutro em expressões características do espanhol:

1. He almorzado bife a ¬¬¬____ pobre hoy.
2. Vamos a ____ de Carmen. Nos invita a una copa de vino.
3. A ____ mejor lo compro mañana.
4. A ____ que me di cuenta, ya había desaparecido.
5. Hice dieta a ____ largo de un mes.
6. ____ libro me parecía de ____ más interesante.
7. Presente ____ pasaporte. De ____ contrario no viaja.
8. No has estudiado. Por ____ tanto, no apruebas.
9. Por ____ visto, tu marido no tiene interés por ____ tuyo.
10. Por ____ pronto hemos recibido 2 de ____ 4 cuotas.
11. ____ hombre que vive con ____ gato negro está enfermo.

Avaliação 

Distribua cópias o texto abaixo para que os alunos, individualmente, preencham com o artigo adequado:

____ economía de Fidel Castro

____ desintegración de la URSS llevó a ____ economía cubana al colapso, y dio paso a uno de ____ períodos más difíciles por ____ que atravesó ____ población, ____ "período especial", que duró hasta finales de ____ década de ____ noventa. ____ cubanos padecieron cortes de luz, escasez de combustible y muchas otras limitaciones que hicieron aumentar ____ descontento social.
Hoy día, ____ economía cubana, aún estatalizada, se abrió al turismo, ____ que introdujo una fuente de divisas que mejoró ligeramente ____ situación de algunos cubanos. ____ entrada d____ turismo provocó ____ nacimiento de una Cuba paralela de ____ que es prácticamente imposible salir ____ primera vez que uno visita ____ isla. Pero ____ más paradójico es que a ____ cubanos también se les niega ____ entrada en esa otra realidad artificial creada en exclusiva para ____ turistas. (Adaptado da revista Punto y coma)

Além disso, peça que traduzam o seguinte fragmento de Clarice Lispector:

"O bonito me encanta, mas o sincero, ah! Esse me fascina."

Quando todos tiverem terminado, faça uma correção coletiva e reforce, a todo o momento, os conceitos abordados. Analise se, ao final das aulas, os alunos alcançaram os objetivos listados no início desta sequência didática.

Autor Nova Escola
Créditos:
Maria Clara Jorgewich Cohen
Formação:
Professora de língua epanhola e portuguesa

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.