Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Literatura na escola - 6º ano - Contos de Carlos Drummond de Andrade

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Estimular o gosto pela leitura;
Desenvolver a competência leitora;
Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
Inferir as características do gênero conto e o contexto histórico e literário do livro;
Estabelecer relações entre o lido \ vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Conhecer alguns elementos básicos da narrativa;
Perceber alguns efeitos estéticos da obra literária, principalmente aqueles que geram humor.

Conteúdo(s) 

Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso
Verossimilhança na narrativa de ficção;
Quebra de expectativa com efeito de humor.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Cinco aulas.
Material necessário 

- Livro Rick e a Girafa, Carlos Drummond de Andrade, 112 págs, Editora Ática, tel. (11) 3990-1612  preço 25,90 reais.
- Se possível, computador conectado à internet.

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Antecipação/Sensibilização
Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar do escritor Carlos Drummond de Andrade. Peça que pesquisem, em casa, a biografia do autor. Se possível, exiba para a turma um vídeo produzido por Fernando Sabino, no qual há uma rápida entrevista com Drummond.

Após assistir ao vídeo ou ler a biografia, converse com os alunos sobre o fascínio que o autor tinha pelas palavras, desde sua infância.
2ª etapa 

Leitura compartilhada do 1º conto
Apresente à turma o livro Rick e a Girafa, antologia com 27 contos de Drummond. Peça que os alunos leiam um conto por dia em casa. São histórias pequenas e fáceis de ler.

Em seguida, proponha a leitura em sala de aula da narrativa "Pescadores". Quando os alunos terminarem, faça algumas perguntas e peça que registrem as respostas no caderno:

- Por qual motivo essa narrativa faz parte do capítulo "Confusões e surpresas"? Discuta com a sala se há confusões e surpresas no conto.
- Por qual motivo a narrativa se torna engraçada?

Analise com a sala como as quebras de expectativa geram humor no conto.

3ª etapa 

Análise do conto - tipos de discurso
Mostre à turma, por meio da narrativa "Pescadores", o que é discurso direto. Analise como a estratégia desse tipo de discurso ajuda a dar vivacidade à cena, aproximando o leitor dos fatos narrados. Aproveite para explicar aos alunos que uso de travessões marca a fala dos personagens. Com isso, ainda que não apareçam verbos de dizer (elocução), o leitor consegue distinguir quem está falando.

4ª etapa 

Análise do conto - foco narrativo
Pergunte aos alunos quem está contando a história. Certamente, alguns responderão que é o escritor Carlos Drummond de Andrade. Explique a eles que o autor é decisivo só no momento da escritura. Depois de a obra estar pronta, ela fala por si só. O escritor apenas imagina a história, as personagens, o cenário e cria alguém responsável pelo ato de narrar.

Explique à turma que o narrador é, assim como tudo na narrativa, um ser de papel, inventado, ficcional. Mostre aos alunos que as narrativas podem ser contadas tanto por um alguém que participa da história (narrador-personagem), quanto por alguém de fora (narrador em 3ª pessoa). Lance a seguinte questão: Quem conta a história "Pescadores"? Peça que a classe retire do texto fragmentos que comprovem a resposta.

5ª etapa 

Análise do conto - verossimilhança
Lance as seguintes questões à moçada:

- Os fatos narrados aconteceram na vida real?
- Você diria que as personagens dão a impressão de existirem verdadeiramente?
- A casa de um dos pescadores existe de verdade? E a família?

Ouça as repostas dos alunos e comente sobre a narrativa de ficção, mostrando que ela é verossímil, ou seja, assemelha-se à realidade, mas é inventada.

Terminada a análise do primeiro conto, solicite que os alunos leiam outros contos. Podem ser elaboradas atividades semelhantes às descritas acima.

Avaliação 

Peça que os alunos leiam três contos determinados por você. Em uma aula, individualmente e com consulta ao livro, entregue questões que contemplem os elementos trabalhados anteriormente - tipos de discurso, narrador, efeito humorístico e verossimilhança - e peça que os alunos respondam por escrito.

 

Quer saber mais?

Bibliografia:
Rick e a Girafa, Carlos Drummond de Andrade, 112 págs, Editora Ática, tel. (11) 3990-1612 , preço 25,90 reais


Internet:
Acesse o site do Brasil Escola para saber mais sobre elementos da narrativa
No Portal LPeU, há mais informação sobre verossimilhança
A entrevista de Drummond está disponível no YouTube

 

Créditos:
Helena Weisz
Formação:
Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP)
Créditos:
Regiane Magalhães Boainain
Formação:
Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP)
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.