Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Leitura pelo aluno na alfabetização inicial

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
- Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).

Conteúdo(s) 

Leitura na alfabetização inicial.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.
Material necessário 

Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.

2ª etapa 

Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.

3ª etapa 

Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.

4ª etapa 

Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).

Avaliação 

Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.

Flexibilização 

1ª etapa
O aluno pode levar o texto para casa, pedindo auxílio de leitura aos pais ou ao AEE, para que possa se antecipar na memorização dos textos.

2ª etapa
Adapte uma prancha de apoio para que o texto fique visualmente acessível. 


3ª etapa
Forneça o texto em tamanho amplo para facilitar a indicação das palavras com o dedo. Ajude-o caso ele encontre dificuldade em realizar a tarefa. 

 

Deficiências 
Física
Autor Nova Escola
Créditos:
Beatriz Gouveia
Formação:
Coordenadora do Programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e assessora em Educação, de São Paulo.

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.