Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Leitura em inglês

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Identificar as informações principais do texto;
  • Ativar as informações prévias ao texto (imagens, título, conhecimento prévio do assunto etc.) e usá-las a favor da leitura.
Conteúdo(s) 
  • Leitura de textos informativos.

 

Ano(s) 
Material necessário 

Textos informativos, dentro de um mesmo tema: esporte, astronomia, celebridades, música etc. Um com nível de complexidade menor, dois ou três intermediários e um terceiro um pouco mais complexo.

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Apresente aos alunos um texto curto (um ou dois parágrafos) com título e imagem de assunto de interesse da faixa etária. Pode ser relacionado à música ou programas de televisão, por exemplo. Se possível, projetá-lo no telão para que todos acompanhem a leitura. Antes de iniciar a leitura propriamente dita, peça que os alunos observem a imagem e a descrevam. Em seguida, solicite que eles leiam o título do texto e peça que tentem depreender sobre o que se trata o texto, anotando suas ideias. Chame a atenção ainda, para o gênero textual utilizado, para que façam a conexão com textos deste gênero que já tenham lido em português, e faça-os refletir sobre como normalmente são escritos. Ainda antes de iniciar a leitura, levante com os alunos que tipo de vocabulário e estrutura que poderão encontrar no texto e registrar estas ideias na lousa. Esta primeira etapa visa prepará-los para a leitura. A segunda etapa desta leitura é selecionar uma primeira parte do texto (primeiro parágrafo ou primeira frase, dependendo do tamanho) e pedir que eles grifem neste trecho todas as palavras/ideias que entendem. (É importante ficar bem claro para eles que devem grifar o que entendem, pois muitas vezes eles trazem o hábito de outras áreas de grifar o que não entendem). Ilustre este procedimento no texto projetado (ou na própria lousa, se for o caso) com as palavras grifadas por um aluno. Peça que este aluno tente entender o trecho usando somente as palavras grifadas e, a partir daí, mostre aos alunos quais outras palavras eles poderiam entender também. Mostre que para isso, podem deduzir pelo contexto e usar a semelhança com o português. Em último caso, é possível utilizar o dicionário. Aqui, é importante salientar que os alunos devem buscar somente as palavras que são chave para o entendimento da frase, aquelas sem as quais ficaria impossível compreender o texto. Feito isso, devem reler o trecho e verificar sua compreensão. Este primeiro trecho deve ser lido coletivamente, para que os alunos entendam o procedimento. É importante verificar a compreensão de todos até aqui. Em seguida, solicite que os alunos continuem a leitura do texto, seguindo os passos anteriores. Esta leitura pode ser feita em duplas. Circule pela sala auxiliando a turma quanto ao procedimento e tire dúvidas, mas deixe que eles tentem entender o texto sem seu auxílio. Para finalizar, como lição de casa, os alunos devem registrar, com suas palavras, em português, o que entenderam do texto.
2ª etapa 
Em primeiro lugar, retome com o grupo o texto lido na aula anterior com base nos registros, certificando-se do entendimento geral do texto. Em seguida, recapitule os procedimentos usados na aula anterior para compreensão de um texto: 

- Observar a figura e ler o título para antecipar o assunto que será tratado no texto, além do gênero textual utilizado; 
- Ativar o conhecimento prévio sobre este assunto e gênero textual; 
- Pensar em vocabulário/estruturas que poderão estar presentes no texto; 
- Ao iniciar a leitura, por partes, primeiro grifar aquilo que entendem/conhecem e procurar entender as frases a partir destas palavras, mais aquelas que conseguem deduzir pelo contexto e que têm semelhança com o português; 
- Buscar no dicionário somente as palavras chave para o entendimento (se necessário); 
- Reler o trecho para verificar o entendimento.
 
Explique, então, que eles receberão um texto de leitura individual e que devem compreendê-lo para contar sobre ele para os colegas. Entregue então, um texto para cada aluno, sendo dois ou três diferentes para a classe. Devem ser textos um pouco maiores que o lido na aula anterior, mas com tema relacionado a este primeiro. Podem ser, por exemplo, cards com as fotos e textos informativos sobre "celebridades" conhecidas da faixa etária, como Justin Bieber e Selena Gomez. Cada aluno deverá ler seu card, seguindo os procedimentos já comentados, e se preparar para compartilhar as informações lidas com os colegas. Quando todos tiverem terminado a leitura, forme duplas ou trios de alunos que leram textos diferentes, (dependendo da quantidade de textos diferentes distribuídos), para contar aos colegas as informações obtidas em seus cards. Pode ser uma boa ideia especificar a quantidade ou o tipo de informação que deve ser compartilhada, para evitar que eles falem simplesmente o tema do texto, por exemplo, "Justin Bieber", mas sim o máximo de informações possíveis.
3ª etapa 

Neste momento, será feita a leitura de um texto um pouco maior e mais complexo que os anteriores. É interessante manter o mesmo tema dos demais textos, uma vez que os alunos já estão mais familiarizados com o vocabulário e as estruturas utilizadas. Entregue os textos aos alunos e antes do início da leitura, relembre os procedimentos realizados nas aulas anteriores, principalmente aquilo que deve fazer antes de se iniciar a leitura propriamente dita. Após a leitura do texto, diga para os alunos que deverão responder perguntas de compreensão do texto. As perguntas podem ter dificuldade crescente, começando com aquelas que serão facilmente encontradas àquelas que precisam de um pouco de interpretação. A atividade pode ser realizada em duplas. Quando todos terminarem a tarefa, debatam as respostas dadas pelas duplas. Finalmente, no fim da aula, é importante que os alunos registrem, em português, os procedimentos de leitura em seu caderno.

Avaliação 

Durante a realização da sequência, observe a participação de todos nas atividades em sala. Na terceira leitura, atente para a capacidade de cada aluno responder as perguntas de compreensão do texto. Nesta ultima etapa, é possível perceber se os alunos foram capazes de ativar as estratégias aprendidas nas aulas anteriores.

Autor Nova Escola
Créditos:
Maria Bonduki
Formação:
Professora da Target Idiomas, em São Paulo

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.