Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Leitura de texto literário

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

 Analisar construções linguísticas que provocam a emoção estética.

Conteúdo(s) 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Sete aulas.
Material necessário 

Conto Negócio de Menino com Menina, de Ivan Angelo (publicado no livro De Conto em Conto, Ivan Ângelo e outros, 104 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 19,90 reais).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Converse com os alunos sobre os diferentes propósitos de leitura (se informar, se entreter etc.), mencione alguns tipos de leitura (verbete de dicionário, capítulo de livro didático, receita, conto, notícia, poema etc.) e pergunte o propósito de cada um. Questione se eles costumam ler para se entreter e buscar emoções. Estimule-os a falar sobre versos e passagens narrativas de que gostam. Verifique se eles identificam o que torna esses trechos bonitos.

2ª etapa 

Peça que os estudantes leiam o conto Negócio de Menino com Menina. Pergunte qual o motivo do conflito apresentado. Inicialmente, o pai estava interessado em comprar o passarinho? E depois? À medida que responderem, solicite que citem trechos para justificar.

3ª etapa 

Leia o conto em voz alta com a turma. Sensibilize-a a respeito de algumas peculiaridades do texto: a pureza do menino, a falta de sensibilidade do pai, a delicadeza que aflora na menina. Ajude-os a perceber que elas ocorrem graças ao uso especial da linguagem, que difere da usada em um texto jornalístico, por exemplo.

4ª etapa 

Para que os jovens percebam as construções linguísticas e as emoções transmitidas, peça que:
- Identifiquem os traços atribuídos à menina nos parágrafos 1 e 37 e façam o mesmo em relação ao menino.
- Destaquem as quatro falas que a menina dirige ao pai e apontem as características possíveis de atribuir a ela com base em suas falas.
- Analisem que característica a garota revela ao fim do conto. 
- Leiam apenas as falas do pai e indaguem o que é possível perceber.
- Destaquem os adjetivos e sua função.
- Leiam as falas do menino e manifestem o que perceberam. Ele é respeitoso? Objetivo?
- Apresentem suas hipóteses sobre o fato de o discurso direto ser bastante explorado no conto.
- Observem se o sentido do conto seria o mesmo se ele terminasse antes dos três últimos parágrafos.

5ª etapa 

Destaque a fala do menino: "Não presta pra nada, é só bonito", para tratar a questão da fruição estética. Discuta com a turma o valor utilitário e o valor pela beleza em si.

Avaliação 

Observe se as atividades despertaram no grupo o prazer de ler, analisando a participação oral de cada estudante ao longo da leitura e a ocorrência de relatos informais a respeito das leituras que passaram a fazer espontaneamente e das solicitações de novas indicações.

Créditos:
Mirella L. Cleto
Formação:
Professora do Ensino Fundamental e coautora de livros didáticos.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.