Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Leitura de bons textos literários

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Adquirir o prazer da leitura.
- Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos.
- Desenvolver a capacidade de comentar o que leu.
- Incluir informações dadas sobre o texto na elaboração de comentários.

Conteúdo(s) 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Ao longo do ano.
Material necessário 

Acervo de livros de boa qualidade disponível na biblioteca da escola e/ou da classe.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Esse trabalho, que se estende por todo o ano, deve começar com uma explicação para os alunos. Diga que você vai ler semanalmente, em um dia determinado, alguns textos literários selecionados por você e outros indicados por eles. Para despertar realmente o interesse da classe, é essencial que você tenha lido anteriormente essas obras e saiba expor claramente a razão da proposta. A escolha dos títulos é de extrema importância para o sucesso da empreitada. Estabeleça critérios para a seleção, como qualidade do texto do ponto de vista da clareza das ideias, do uso de expressões interessantes e da linguagem adequada à faixa etária da turma. Procure variar os estilos textuais de acordo com o que provocam. Alguns são para divertir e outros entristecem, por exemplo. Opte por escritores conhecidos, já consagrados pela qualidade das publicações, e observe também a qualidade das ilustrações nos livros. Organize seu tempo para diversificar os títulos e, assim, ampliar o repertório do grupo.

2ª etapa 

Leve a turma à biblioteca, previamente preparada para esse fim, com a apresentação de alguns títulos para que um seja escolhido por eles para ser levado para casa. Caso a escola não tenha biblioteca, organize as publicações da sala em uma bancada para que todos possam explorá-las por algum tempo e também selecionar uma paraler em casa. Não se esqueça de preparar um espaço aconchegante para a leitura, por exemplo, com tapete e almofadas onde os alunos possam sentar. Quando o empréstimo for feito, marque uma data para a devolução. Nesse dia, organize uma roda para que os leitores comentem o que leram e façam suas indicações de obras para os colegas. Organize um registro e anote o nome dos que comentaram, o que elegeram para apresentar, se disseram sua opinião e se relacionaram essa leitura a outras. Esses dados ajudam a avaliar as aprendizagens.

3ª etapa 

Antes da atividade de leitura em classe, você precisa se preparar, lendo e relendo o material, planejando as intervenções que pretende fazer e organizando a classe num ambiente agradável, de modo a favorecer a interação. Lembre-se de que você é um modelo de leitor para a sua turma. Portanto, não deixe de compartilhar todos os passos do que fez para chegar e realizar a leitura. Comece contando as razões que o levaram a escolher tal livro: porque é lindo, divertido, emocionante... Informe quem escreveu e ilustrou a história e sempre traga informações sobre o autor, a época em que ele viveu e particularidades que possam ser relacionadas ao texto para torná-lo ainda mais atraente e mais próximo da garotada. Instigue todos a fazer antecipações com base nas informações fornecidas por você. Exemplo: esse título sugere que o conto falará sobre qual assunto? Conhecendo o autor, que tipo de trama vocês acham que ele escreveu? Lembre-se de que você está realizando uma leitura para alguém e, por isso, é preciso caprichar na entonação e na altura de voz, sem esconder as reações que o texto provoca em você. O ideal é explicitar espantos e alegrias porque tudo isso compõe o comportamento leitor que você quer que seja adquirido pelos alunos.

4ª etapa 

Hora de trocar as provocações que a leitura trouxe a cada um. Esse momento é fundamental porque a meninada vai, com o seu apoio, aprender a estabelecer relações com o texto e trocar interpretações pessoais. Essa relação vai dar mais vida à leitura, ajudar a estabelecer sentido ao que foi lido e, sem dúvida, aproximá-los mais dos livros. Lembre: tentar entender o que o autor quis dizer é uma prática comprovadamente ineficaz para formar leitores. Pelo contrário, ela cria distanciamento, pois trata-se de uma tarefa impossível até mesmo para muitos escritores. Os textos - para além daquilo que pode ser compreendido por todos - sempre são objeto de identificação do leitor. Por essa razão, em geral, há uma interpretação particular sobre cada um deles, construída com base na experiência individual. Comece, então, protagonizando a situação e faça comentários sobre o que leu. Dê sua opinião e releia trechos sobre o que você está destacando. Conte os sentimentos provocados em você para animar a garotada a fazer o mesmo. Convide todos a relatar as interpretações que fizeram. Caso eles já conheçam outros textos do mesmo autor, retome-os para que possam fazer comparações. O mesmo pode ser feito com textos de outros escritores que falem sobre o mesmo tema. Estabelecer relações potencializa a construção de novos conhecimentos. Ao fim da conversa, é importante que cada um tenha exposto seus pontos de vista, interpretações, emoções e relações estabelecidas com outros textos, autores ou mesmo com momentos da vida. Ajude-os a incluir as informações dadas antes da leitura na discussão que travarem depois da leitura.

5ª etapa 

Conhecer vários títulos e diferentes autores, saber apreciar o que leu e fazer a recomendação desse material para outros, com justificativa, é um comportamento leitor importante. Portanto, liste os títulos lidos, registre se alguém o indicaria e, se possível, escreva um breve comentário que explicite as razões. Esse pode ser o documento que revele o percurso do grupo na construção dos comportamentos leitores.

Avaliação 

Deve ser feita ao longo do processo por meio da observação das crianças. Fique atento aos comportamentos leitores, à escuta atenta, à procura das obras, à disposição para apreciação, à leitura espontânea, à solicitação de empréstimo de publicações, aos comentários em diversas situações e à indicação de livros feita aos amigos.

Flexibilização 

1ª etapa 
Marque em um calendário os dias em que a leitura será realizada. A cada obra, faça uma cópia da capa e cole no dia. Envie o livro para ser lido antecipadamente junto ao AEE.

2ª etapa
Auxilie-o na escolha do livro,priorize as obras com ilustrações.

Avaliação 
Avalie-o quanto ao avanço de suas competências. Se ele ouviu histórias e se dedicou ao reconto oral, analise sua postura perante a história e perante o grupo, a ampliação do
repertório e da expressão, dos recursos e do interesse para a escolha de livros.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Débora Rana
Formação:
Coordenadora da Escola Projeto Vida e formadora do Instituto Avisa Lá, ambos em São Paulo, SP
Créditos:
Eleuza de Fátima Neiva e Rosemary de Lima Ferreira Mendes
Formação:
Professoras da EE Pedro Fernandes da Silva Júnior, em Ribeirão das Neves, MG.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.