Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Introdução a problemas com frações

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Relacionar frações com medida 

Conteúdo(s) 

- Resolução de problemas que envolvam compor uma quantidade a partir de utilização de frações de uso social, como meio quilo, um quilo e meio, etc.

Ano(s) 
Tempo estimado 
2 aulas
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Resolução do seguinte problema:

"Repartam 5 chocolates entre 3 crianças de tal maneira que não sobre nenhum e todas recebam quantidades iguais."

Flexibilização para deficiência intelectual
Essa proposta pode ser feita com maior aproximação sua para que o aluno compreenda a consigna e tenha mais facilidade de formular hipóteses. 

- Peça que os grupos expliquem seus procedimentos.
As crianças podem se sair com argumentos do tipo: "1 são duas metades, então 1 mais um meio é o mesmo que três metades."

Essa é uma maneira de trabalhar com os alunos a noção de equivalência antes de recorrer ao algoritmo para obter frações equivalentes (a multiplicação do numerador e do denominador por um mesmo número tem como resultado uma fração equivalente à que foi dada).

Para aprofundar esses conhecimentos, apresente o mesmo problema com outros números: dividir 8 chocolates entre 5 crianças. Essa tarefa servirá de ponto de partida para questões como: em que casos se obtém como resultado um número maior que 1? E menor que 1? 

Flexibilização para deficiência intelectual
Proponha outros exemplos com divisões exatas para que perceba a problematização colocada.

 

2ª etapa 

Desenhe na lousa 4 pacotes de farinha de diferentes pesos: 

Proponha dos seguintes problemas: 

1. A mãe de Marina pediu que ela fosse ao mercado comprar 1 Kg de farinha. Chegando lá, a garota encontrou diferentes pacotes. Quantos e quais pacotes Marina comprou?

2. Se a mãe dela quisesse 2 ½ Kg (dois quilos e meio), quantos pacotes Marina levaria?

3. Quantos pacotes de ½ kilo são necessários para obter 1 kilo de farinha?

4. Proponham duas maneiras diferentes de comprar 2 kilos e meio de farinha?

Transforme as respostas dos alunos em linguagem matemática 

Flexibilização para deficiência intelectual 
Use o desenho como registro prévio antes da linguagem matemática.

Avaliação 

Observe se os alunos conseguiram utilizar todos os pacotes, incluindo o de ¼ kg. Caso não tenham usado todos, proponha novas atividades com situações cotidianas em que utilizem esta medida e, em seguida, represente essa constatação em linguagem matemática.


Fonte: Estudiar matemática - Broitman, Kuperman, Escobar, Sancha y Ponce - Editorial Santillana

Flexibilização 

Antecipe a atividade explorando o conceito de mensuração. Diga ao aluno que muitos alimentos são vendidos por peso e outros por quantidade. Peça que, de lição de casa, faça uma lista de produtos vendidos das duas maneiras. Durante as atividades, promova maior aproximação do conteúdo, enfatizando mais a nomenclatura da fração.

Deficiências 
Intelectual
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.