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Introdução aos números decimais

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Relacionar composições e decomposições de quantidades de dinheiro utilizando diferentes moedas e estabelecendo equivalências entre elas. 
  • Relacionar representações fracionárias e decimais. 
Conteúdo(s) 
  • Reconstrução de uma quantia de dinheiro usando moedas variadas;
  • Escritas de expressões que representam equivalências entre quantidades;
  • Análise da informação contida na notação decimal;
  • Adição e subtração em problemas envolvendo preços em reais.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
3 aulas
Material necessário 
  • Calculadora;
  • Lápis;
  • Papel.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para introduzir ou retomar a relação entre representações fracionárias e decimais, proponha situações envolvendo o contexto do dinheiro. Forme duplas e apresente um problema usando moedas dos seguintes valores: R$ 1,00, R$ 0,50, R$ 0,10, R$ 0,05 e R$ 0,01. Proponha que os alunos escrevam três maneiras de pagar R$ 3,75 (informem que eles podem usar várias moedas de um mesmo valor). Discuta as respostas com todos e peça que cada um cite duas maneiras de formar R$ 0,87 e R$ 2,08. Analise com a classe as possibilidades, incluindo os erros. Por exemplo, formar R$ 2,08 com 28 moedas de 10 centavos. Discuta os equívocos e peça que digam se estão de acordo e justifiquem.

 

Anote no quadro-negro R$ 0,87 e R$ 2,08 e discuta a diferença entre o 8 de 0,87 e o 8 de 2,08.

2ª etapa 

Pergunte à garotada quantas moedas de 10 centavos são necessárias para pagar as seguintes quantias: R$ 1,00, R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 3,50. Depois, peça que digam como pagar as mesmas quantidades com moedas de 50 centavos, de 25 centavos e de 1 centavo. Discuta se em todos os casos foi necessário fazer contas ou se encontraram outro jeito.

 

3ª etapa 

Para que a turma reconheça que 10 centavos equivalem a 1/10 de real e que 1 centavo é igual a 1/100 de real, organize duplas e peça que dividam igualmente R$ 1,00 por dez crianças. Proponha também que registrem os resultados com frações. Proponha que pensem no que aparecerá no visor da calculadora se fizerem o cálculo 1 : 10. Eles anotam o resultado e depois conferem na calculadora. Anote as conclusões no quadro e peça que copiem: 10 centavos = R$ 0,10 = R$ 1/10; 1 centavo = R$0,01 = R$ 1/100. Para estender esse recurso, proponha que façam o mesmo com R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 8,00, R$ 2,50, R$ 0,80 e R$ 0,10. Oriente os alunos a registrar os resultados utilizando frações.

 

4ª etapa 

Hora de generalizar o recurso utilizado no contexto do dinheiro. Peça que resolvam os seguintes cálculos: 1 : 10, 4 : 10, 7 : 10, 2 : 10, 5 : 10 e 8 : 10. Depois, escrevam o resultado com frações e com números com vírgula. Proponha que observem que com base em cada divisão feita é possível deduzir o resultado de uma multiplicação por 10. Por exemplo: como 2 : 10 = 0,2, se deduz que 0,2 x 10 = 2.

 

Avaliação 

Retome as anotações sobre a divisão de 1:10. Proponha que se apoiem no que sabem sobre dinheiro e reflitam sobre as seguintes relações: 1 : 100 = 0,01, 0,1 : 10 = 0,01, 0,01 x 10 = 0,1, 0,1 x 10 = 1 e 0,01 = 1/100. Escreva essas relações no quadro e peça que expliquem cada uma delas.

 

Fonte Proposta adaptadaa do documento Matemática Fracciones y Números Decimales, de Cecilia Lamela e Dora Carrasco. Clique aqui para mais informações

Flexibilização 
1ª etapa 

Flexibilização de recursos 
O aluno pode ter como mote para as atividades o uso de folhetos de propaganda de supermercados, que se referem a um contexto conhecido e ajudam a lidar com situações da vida prática envolvendo números com vírgula. Se preferir, apresente esse material a todos.

 

2ª etapa 

Flexibilização de tempo 
No início de cada aula, retome o que foi feito na aula anterior. A repetição ajuda na compreensão

 

3ª etapa
Flexibilização de recursos 

Se necessário, priorize o uso da calculadora como recurso para a realização das operações.

 

Flexibilização de conteúdos 
Retome o uso da calculadora e adeque o conteúdo para as competências do aluno, por exemplo, apresentando frações que já são de seu domínio.

 

4ª etapa
Flexibilização de conteúdos 

Dê números com vírgulas com foco só no sistema monetário.

 

Avaliação 
Flexibilização de conteúdos 

aluno pode ir à cantina para conferir preços e realizar cálculos sobre o troco.

 

Flexibilização de recursos 
Se necessário, proponha o uso da calculadora.

 

Deficiências 
Intelectual
Autor Nova Escola
Créditos:
Elaine Peres Ávila
Formação:
Professora da Escola Projeto Vida, em São Paulo, SP.

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