Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


A importância da água

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Saber que não existe vida sem água.

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Duas aulas.
Material necessário 

Batata, sal, colher e cartolinas.


 

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Amplie o tempo de exploração desse assunto com atividades propostas para casa e junto ao AEE.

Antes da primeira etapa, peça auxílio à escola ou ao AEE para obter um documentário sobre água com descrições compatíveis com a capacidade de compreensão do aluno. Esse material poderá ser ouvido por ele em casa (com a ajuda dos familiares) ou com apoio do AEE. 

Comece perguntando: "Onde encontramos água?". A ideia é que a turma perceba como essa substância é abundante. Informe que, além de rios e mares, existe água também no subsolo (reservatórios subterrâneos) e no ar atmosférico (sob a forma de vapor). Depois, peça que as crianças falem sobre o uso da água no dia a dia. Elas dirão que a usam quando tomam banho, escovam os dentes etc. Aproveite para questioná-las quanto à origem da água que consumimos. É importante que a garotada perceba que ela vem da natureza.

Flexibilização para deficiência intelectual 
Peça que o aluno compartilhe as informações do documentário. Organize a discussão de modo que ele perceba qual colega está falando e quando será a sua vez de falar

2ª etapa 

Relembre com os alunos os lugares onde podemos encontrar água na natureza e questione-os sobre a sua importância. Explique que todos os seres vivos necessitam de água para manter suas funções vitais. Para verificar a presença de água em um vegetal, faça um pequeno buraco em uma batata cortada ao meio e coloque uma boa quantidade de sal nessa cavidade. Deixe-a repousando enquanto você promove as discussões seguintes. No local em que o sal foi depositado, vai se formar uma poça de água, pois o sal "puxa" (por osmose) o líquido presente no interior do tubérculo. Pergunte se existe água também no corpo humano e verifique se eles sabem como comprovar que sim. Explique: quando transpiramos ou urinamos, perdemos água e é por isso que sentimos sede.

3ª etapa 

Verifique o que os alunos sabem sobre como evitar o desperdício de água. Peça que deem sugestões de uso racional (não deixar a água correr enquanto escovam os dentes, evitar banhos longos etc.). Em duplas, peça que produzam filipetas com dicas de preservação que, mais tarde, componham um mural. 

Flexibilização para deficiência intelectual 
Na terceira etapa, organize uma dupla que favoreça sua participação (o colega será o escriba) e peça que eles se alternem na elaboração das dicas.

4ª etapa 

Solicite que os alunos produzam cartazes que chamem a atenção de outras turmas para a questão do uso consciente da água. Selecione os locais para fixação na escola de acordo com o fluxo de pessoas e a presença de água (perto de banheiros e bebedouros, por exemplo). 

Flexibilização para deficiência intelectual 
Para o produto final, peça que o aluno construa um cartaz com objetos fixados (copo e embalagens de bebida ou frutas, por exemplo). Isso pode ser feito com um subgrupo da classe ou junto ao AEE.

Avaliação 

Verifique se, nos cartazes produzidos pelas crianças, há conexão entre os assuntos e sugestões adequadas para o uso consciente de água.

Deficiências 
Intelectual
Créditos:
Marcio Cotomacci
Formação:
Biólogo e pesquisador de atividades pedagógicas da Sangari Brasil, em São Paulo.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.