Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Guerra Fria e Corrida Espacial

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Compreender a História da Corrida Espacial como um aspecto importante da Guerra Fria; analisar aspectos relativos aos programas espaciais brasileiro e norte-americano.

Conteúdo(s) 
  • História mundial
  • Guerra Fria
Ano(s) 
Tempo estimado 
4 aulas
Material necessário 

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução 

Convide a turma para conhecer um pouco mais da História da Corrida Espacial entre os Estados Unidos e a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e compreender esse capítulo como mais um aspecto da Guerra Fria travada entre os dois países. Conheça também, com seus alunos, a Missão Espacial Brasileira.

Peça que a turma leia a entrevista de Eugene Cernan, comandante da Apollo 17, a VEJA. Em seguida, proponha que os alunos tentem avaliar o ponto de vista do entrevistado sobre o projeto especial norte-americano. Para isso, peça que respondam as questões abaixo, justificando suas respostas com base na reportagem.

  • Por que Cernan e seus colegas citados no texto defendem tanto a necessidade de se mandar expedições tripuladas para a Lua?
  • Do outro lado, qual é a posição do governo Obama sobre o projeto?
  • Por que o astronauta afirma que a iniciativa privada não tem competência ou habilidade para a construção de aeronaves seguras que possam realizar missões espaciais?
  • Por que ele afirma também que a presença dos homens nas missões espaciais é mais importante e mais necessária do que a de robôs? Esses últimos não fariam um trabalho melhor do que os humanos?
  • Qual a importância de se organizar missões tripuladas a Marte? O que os países ganhariam com isso?


Ao final, proponha que a turma socialize as respostas e discuta-as em conjunto.

2ª etapa 

Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre as missões espaciais para a Lua, realizadas ao longo da história. Eles certamente vão lembrar-se do projeto soviético Sputnik. A nave teria levado o primeiro ser vivo à Lua, que não foi um homem, mas, sim, a cadela Laika, da raça Kudriavka.

E o primeiro homem no espaço, a turma sabe quem foi? Alguns devem citar Yuri Gagarin (1934-1968), que voou sobre a órbita terrestre em 1961. Comente que, durante essa empreitada ele teria dito: "Olhei para todos os lados, mas não vi Deus." Coloque essa frase para discussão com a turma. O que Gagarin quis dizer ao afirmar que não teria visto Deus? Não podemos nos esquecer de que o estado soviético da época era um estado laico e a religião cristã ortodoxa - predominante na época do Czar - havia sido banida da URSS com a implantação do socialismo. Conte à turma que, naquele período, muitos religiosos foram simplesmente exterminados ou mandados para campos de concentração e muitos templos viraram repartições públicas. No lugar da religião, surgiu o culto ao líder personificado em Josef Stalin, o homem de ferro da URSS.

Pergunte aos alunos que informações têm sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e URSS. Relembre a turma de que foi um conflito não declarado entre os dois países, que lutavam por áreas de influência no globo.

Pergunte aos estudantes qual a relação entre esse conflito velado e a ida do homem à Lua. Divida os alunos em grupos e peça que realizem uma pesquisa na internet sobre os principais episódios da chamada Corrida Espacial, travada entre URSS e Estados Unidos nos tempos da Guerra Fria.

Para ajudar, comente com a classe um famoso discurso de John F. Kennedy, no ano de 1961, no qual o então presidente americano teria lançado aos compatriotas o seguinte desafio: enviar homens à Lua e retorná-los a salvo, antes que os anos 1960 terminassem. O desafio foi cumprido em 20 de julho de 1969, quando a Missão Apolo 11 pousou na superfície lunar, num local chamado "Sea of Tranquility" (Mar da Tranquilidade).

Solicite que a turma avalie quais foram os avanços de ambos os países durante esse episódio da História Contemporânea. Peça que os alunos comecem a pesquisa tendo como ponto de partida a frase de Neil Armstrong quando sua nave pousou na Lua: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade." O que a turma entende por tal afirmação? Por que era importante para os dois países chegar à Lua?

3ª etapa 

Terminada a pesquisa, reserve uma aula na qual os grupos devem apresentar suas descobertas aos colegas e discutir as respostas encontradas e as opiniões em relação do tema.

4ª etapa 

Pergunte aos estudantes o que sabem sobre a Missão Espacial Completa Brasileira. Peça que retomem os grupos da aula anterior, sugira uma pesquisa na internet. Procure, por exemplo, no site http://blogs.abril.com.br/atualidadeepolitica/2010/02/programa-espacial-... (blog da Abril) ou no site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) - http://www.cba.inpe.br/Introducao.htm - e analise as descobertas com a classe. Solicite a eles que pesquisem a respeito da Agência Espacial Brasileira, tendo como base as seguintes questões:

  • Qual é o custo estimado do programa espacial brasileiro?
  • Compare-o com o custo do programa norte-americano.


Solicite, também, que a moçada identifique os principais problemas que afetam o programa espacial brasileiro. Eles devem observar questões relacionadas a demarcações de terras quilombolas, indígenas e a ação de ONGs, que atuam contra a iniciativa. Pergunte por que essas organizações agem com desconfiança em relação ao programa espacial brasileiro?

Terminada a pesquisa, discuta os resultados com a classe e encomende um texto dissertativo sobre o tema: "Vantagens e desvantagens da corrida espacial na Guerra Fria e nos anos atuais".

Avaliação 

Na primeira aula, avalie os alunos por meio de sua participação e da compreensão que fizeram da leitura do texto. Na segunda aula, certifique-se se a moçada entendeu a corrida espacial entre URSS e EUA durante a Guerra Fria. E, na última aula, recolha e corrija os textos dissertativos, observando se a classe entendeu as vantagens e desvantagens das missões espaciais.

 

Quer saber mais?

Filmografia 
Apolo 13 - do desastre ao triunfo - EUA, 1995.

Bibliografia
Guerra Fria - A Era do Medo, de José Augusto Dias Junior e Rafael Roubicek, Editora Ática.

 

Autor Nova Escola
Créditos:
Ricardo Barros Sayeg
Formação:
Professor de História do Colégio Paulista

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.