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Gramática com textos: 6º ano - futuro do presente

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Analisar o uso do futuro do presente.
  • Reconhecer formas utilizadas na Língua Portuguesa para indicar o futuro do presente.
Conteúdo(s) 

Futuro do presente.

Ano(s) 
Tempo estimado 
5 aulas
Material necessário 
  • Aparelho de som ou computador com caixas de som;
  • gravação da música "Um índio", de Caetano Veloso;
  • letra da música impressa;
  • cópia de uma entrevista publicada em revista.
Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

Esta é a terceira de uma série de 16 sequências didáticas que fazem parte de um programa de estudo de gramática para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Confira ao lado todas as aulas da série.

Nesta sequência, o intuito é refletir sobre o uso do futuro do presente do modo indicativo. Como nas aulas anteriores, a ideia não é oferecer regras pura e simplesmente, mas permitir que os alunos observem a língua e seus usos, e conheçam o caráter dinâmico que a atravessa, modificando construções e modos de uso. Nem sempre, isso significa exclusão de uma das formas; muitas vezes, diferentes usos e formas coexistem, cabendo a quem fala ou escreve escolher uma delas de acordo com o contexto e os objetivos da comunicação.

 

Inicie a aula tocando a música abaixo.

Um índio - Caetano Veloso

Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul
Na América, num claro instante
Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor
Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico
Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto-sim resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará
Não sei dizer assim de um modo explícito

Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio

Disponível em: http://www.caetanoveloso.com.br/sec_busca_obra.php?language=pt_BR&id=91&sec_discogra_todas Acesso em 18 ago. 2010-08-18

 

Terminada a audição, pergunte aos estudantes se entenderam o conteúdo da composição. Ouça o que dizem.

Após essa conversa inicial, dê aos alunos a letra da música. Peça que a leiam. Explicite quem são Muhammad Ali, Bruce Lee, o grupo Filhos de Gandhi e o personagem Peri mencionados na música. Leve para a classe um exemplar de O Guarani, de José de Alencar (1829-1877) e diga aos alunos que o índio foi um importante personagem na literatura brasileira, sobretudo no período denominado Romantismo. Cite os romances O Guarani e Iracema em que o índio se junta ao europeu para constituir a nação brasileira. Mostre aos alunos que a canção de Caetano também alude a elementos estrangeiros, entrelaçando-os à figura do índio. Toque novamente a canção para que possam acompanhá-la com a leitura da letra.

2ª etapa 

Pergunte à classe quais tempos verbais simples - formados por um único verbo - aparecem na letra da canção. Peça que os assinalem na letra, separando os que indicam futuro daqueles que apontam para o passado e o presente. Faça a correção junto com eles.
Retome os verbos assinalados pelos alunos na música de Caetano Veloso. Discuta com eles o valor semântico dos verbos indicativos de futuro que aparecem na letra: eles assinalam uma ação vindoura e possuem caráter de certeza. Peça aos alunos que reescrevam no caderno a primeira e a terceira estrofes da canção, mudando "um índio" para "índios". Faça a correção e aponte a questão ortográfica que particulariza essa pessoa do discurso nesse tempo: a terminação "ão".

3ª etapa 

Peça que a classe se reúna em duplas e entregue a cada uma um trecho de uma entrevista em que o verbo auxiliar ir no presente do indicativo acompanhado do de um verbo no infinitivo denote ideia de futuro (eu vou viajar, eles vão sair etc). Selecione a entrevista previamente.

Proponha que as duplas leiam os trechos da entrevista e observem como é a estrutura usada para dar a ideia de futuro. É a mesma construção que identificaram na letra da canção? O que muda? Qual delas é mais facilmente encontrada no cotidiano? Peça que discutam em dupla e registrem no caderno suas ideias e, em seguida, discuta-as coletivamente.

Explique aos alunos que o uso do futuro do presente na Língua Portuguesa predomina no registro escrito - como na letra da canção, por exemplo. Já no falado, como a entrevista, ele concorre com a forma constituída pelo uso do auxiliar ir seguido de verbo no infinitivo. Construa com os alunos algumas frases em que esse uso apareça. Escreva no quadro algumas frases e peça que a classe copie e transforme-as usando o tempo simples. Exemplos: Eu vou nadar hoje à tarde (Eu nadarei hoje à tarde). Nós vamos sair mais cedo da escola amanhã (Nós sairemos mais cedo da escola amanhã). Eles não vão acreditar no que fizemos ontem (Eles não acreditarão no que fizemos ontem). 

Como tarefa de casa, proponha que procurem o uso do verbo ir no presente do indicativo seguido do infinitivo para denotar ação futura em histórias em quadrinhos. Peça que eles reproduzam no caderno a fala da personagem e a reescrevam, utilizando o futuro simples.

4ª etapa 

Coloque no quadro o título da notícia publicada no jornal Folha de S.Paulo no dia 17 de agosto de 2010: Contato com Ets virá em 25 anos, afirma pesquisador americano. Peça aos alunos que identifiquem os tempos verbais que ocorrem nesse título.
Discuta com eles os dois tempos: o presente - "afirma pesquisador americano" - e o futuro - "contato com Ets virá em 25 anos". O primeiro verbo denota ação futura e o segundo, a ação presente. Nos dois casos, no entanto, não há traço de dúvida; as ações aparecem como certas.

Em seguida, peça aos alunos que escrevam, em duplas, manchetes à semelhança que leram, explicitando seus desejos. Exemplos: "Cura do câncer virá em um ano, confirma médico brasileiro"; "Fim da fome no mundo virá em seis meses, dizem autoridades internacionais" ou "Fim da exploração infantil virá em horas", afirma Pedro João, aluno do 6º ano da Escola X.

Peça que os alunos leiam os títulos que escreveram e aponte a eles as eventuais correções ortográficas e sugira a montagem de uma primeira página dos desejos da classe. Peça que escrevam os títulos em tiras de papel e colem-nas sobre uma folha de jornal, simulando as manchetes da primeira página. É interessante que façam a escolha de um título para o jornal: Folha do Futuro, O Nosso ideal será... É uma escolha, mas, você, professor, nas suas sugestões, pode sinalizar a dimensão do futuro, tema das produções e das aulas.

5ª etapa 

Dê aos alunos o texto da notícia abaixo, publicada na Folha de S. Paulo.

Contato com ETs virá em 25 anos, afirma pesquisador americano

A humanidade pode encontrar uma forma de inteligência extraterrestre dentro dos próximos 25 anos, afirmou ontem o astrônomo Seth Shostak do Instituto Seti (sigla inglesa de "Busca por Inteligência Extraterrestre").

Shostak fez sua previsão durante uma conferência na sede do Seti em Mountain View, na Califórnia. "Jovens da platéia, acho que há uma chance bastante boa de que vocês vejam isso acontecer [durante suas vidas]", afirmou ele. A dificuldade, para o cientista, será entender a mensagem estelar.

A partir de 2015, um novo grupo de telescópios permitirá que o Seti procure sinais de rádio de centenas de milhares de sistemas estelares, o que facilitaria o primeiro contato com uma civilização alienígena avançada, apostou Shostak em conversa com repórteres do site Space. com.

Fonte: Folha de S. Paulo. 17 ago. 2010, A16.

 

Peça para que façam a leitura em dupla. Em seguida, peça que sublinhem, no texto, os verbos afirmoufez, acho, há, será, permitirá, apostou. Peça que observem e escrevam no caderno se os verbos sublinhados indicam a manutenção de tempos constantes no título ou se acrescentam novos tempos verbais.

Durante a realização da atividade, circule pela classe e observe as discussões que realizam. Pare nos grupos com dificuldade e os auxilie.

Quando terminarem, releia o texto em voz alta e faça a correção da tarefa. Pare no primeiro parágrafo e mostre aos alunos as mudanças operadas: a afirmação do pesquisador mudou do tempo presente para o passado. Isso se explica, pois essa ação ocorreu no passado. O leitor faz a leitura do jornal no presente, tempo diferente daquele em que a afirmação do pesquisador se deu.

No segundo parágrafo, indique os três tempos verbais - o passado, o presente e o futuro. O parágrafo inicia-se com o tempo passado para remeter à afirmação do pesquisador; há a inserção do discurso direto construído com uso do tempo presente, há o verbo no passado - afirmou - e, finalmente, o futuro indicando uma das dificuldades do contato entre os humanos e os ETs.

No último parágrafo, observe o uso do futuro do presente - permitirá - e a ação pontual do pretérito perfeito - apostou. Caso os alunos já conheçam os tempos do pretérito e do presente, temas das aulas anteriores, reforce que o futuro remete a um tempo por vir e que o futuro do presente indica uma ação certa, em relação à qual não se coloca dúvida. Você pode realizar um quadro na lousa em que os verbos se dividam em passado, futuro e presente.

Terminada essa construção, volte ao texto e peça aos alunos que reflitam se a expressão pode encontrar no trecho "A humanidade pode encontrar uma forma de inteligência extraterrestre dentro dos próximos 25 anos" e se o verbo facilitaria, presente no último parágrafo, sugerem ideia de futuro e se possuem o mesmo valor semântico do verbo virá no título. Eles devem escrever a reflexão realizada no caderno.

Termine a aula com a correção da atividade. A expressão, no trecho, sugere uma ação futura, mas essa ação não possui a força do virá do título; para que isso ocorra, ela deveria ser substituída pelo verbo "encontrará". Do mesmo modo, o verbo facilitaria indica uma ação sobre a qual não incide o mesmo teor de certeza de virá. Diga a eles que esse verbo pertence a outra forma de futuro, o futuro do pretérito. Finalize a reflexão assinalando o recurso persuasivo utilizado na construção do título e da notícia. No título, o uso do presente do indicativo dá força à afirmação do pesquisador ao trazê-la para o momento da leitura e o verbo virá coloca como certo o contato com ETs. No primeiro parágrafo, a força da manchete é desconstruída com o uso da expressão pode encontrar: esta lança dúvida sobre o contato: ele passa de certeza a uma possibilidade.

Mencione que a notícia está na página de Ciências. Isso pode auxiliar na compreensão do uso do futuro - as pesquisas indicam probabilidades, muitas vezes tomadas como certezas - e da expressão pode ser, pois as pesquisas deixam um quê de incerteza no ar.

Avaliação 

Reserve uma aula para a atividade avaliativa sobre o conteúdo. A atividade deve ser realizada individualmente. Entregue aos alunos o texto abaixo:

Carne do futuro pode ser artificial, diz cientista

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Se você gosta de carne, corra para uma churrascaria, porque renomados cientistas acreditam que em 40 anos não haverá suculentos bifes para todo mundo. Muitos terão de comer carne produzida em laboratório.

A advertência faz parte de uma série de 21 artigos científicos encomendados pelo governo britânico para projetar a situação alimentar do mundo em 2050. As conclusões: a população será de 9 bilhões de pessoas, e o consumo per capita de alimentos também crescerá, principalmente nos países em desenvolvimento.

Por isso, será necessário aumentar muito a produção de alimentos. Haverá competição por terra e por água, e o preço da comida vai subir. Nos últimos anos, a tecnologia ajudou. Técnicas de plantio, melhora nas sementes e controle de pragas aumentaram a produtividade.
Na pecuária, estudos genéticos, inseminações artificiais e redução de doenças fizeram os animais terem mais peso (30% a mais no caso das vacas desde 1960) e darem mais leite (30% a mais por vaca no mesmo período).

Chegará um momento, porém, em que preconceitos deverão ser deixados de lado. Aí entra a carne artificial, ou produzida em laboratório.

"A carne in vitro já se provou factível e pode ser produzida de uma forma mais saudável e higiênica que na pecuária atual", disse Philip Thornton, do Instituto Internacional de Pesquisas em Pecuária de Nairóbi, no Quênia.

Estudos sobre carne in vitro começaram há cerca de dez anos. Trata-se de retirar células de um animal vivo e fazer com que se reproduzam até virar tecido muscular. Em janeiro, europeus criaram carne de porco assim.

Curioso é que a discussão surja agora, quando o Reino Unido investiga se a carne de filhos de uma vaca clonada foi ao mercado sem aviso a autoridades e consumidores.
Para os cientistas, a necessidade poderá obrigar a população que hoje teme animais clonados a aceitar a carne produzida em laboratório.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/784128-carne-do-futuro-pode-ser-artificial-diz-cientista.shtml. Acesso em 18 de ago. 2010.

 

Proponha as seguintes atividades:

  1. A expressão pode ser presente no título está de acordo com as afirmações do texto a respeito da alimentação global em 2050? Justifique.
  2. Reescreva o título da notícia de modo que ele indique certeza.
  3. Realize o resumo da notícia, utilizando pelo menos três verbos no futuro do presente. O início do resumo deve ser o seguinte: Estudo britânico afirma que a população do planeta em 2050 será de 9 milhões de pessoas.

 

Quer saber mais?

Bibliografia
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa.Rio de Janeiro: Lucerna, 2001
HENRIQUES, A A T. Futuro do Presente Simples: um Fenômeno Gramático- Lingüístico. Disponível em: www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCL/.../AdilaHenriques.pdf Acesso em 17 ago. 2010
KURI, A . Emprego dos Modos e Tempos Disponível em: www.filologia.org.br/abf/volume1/.../06.htm Acesso em 17 ago. 2010
LAUAND, J. O laboratório do Tio Patinhas. Disponível em http://www.jeanlauand.com/page58b.htm: Acesso em 17 ago. 2010
PERINI, M. A . Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.

Autor Nova Escola
Créditos:
Conceição Aparecida Bento
Formação:
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e professora universitária

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