Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Feira do livro

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Formar comunidade de leitores.
  • Estimular a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil.
  • Investir na produção e no compartilhamento de resenhas.
Ano(s) 
Pré-escola
Tempo estimado 
2 meses
Material necessário 

Um bom acervo literário, bem ilustrado e com vocabulário rico.

 

Organização da sala 
Nos momentos de leitur a, coloque as crianças em roda. Na hora da escrita, faça agrupamentos de quatro.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Selecione os títulos adequados , com tramas interessantes e evitando os que têm vocabulário infantilizado. Apresente catálogos de editoras de obras infantis. Compartilhe algumas resenhas com a classe e converse sobre elas. Mesmo com o texto curto, é possível saber do que ele trata? Ele conta toda a história?

2ª etapa 

Proponha fazer uma feira de livros, na qual todos terão de indicar alguns para que os visitantes se interessem e leiam. Ensine a diferença entre ler e contar. Para que as crianças se familiarizem com a linguagem escrita, leia sem acrescentar nem omitir nada. Na hora de contar uma história, mostre como a linguagem é mais coloquial e que detalhes são desnecessários no relato. Decida com a garotada os títulos favoritos para fazer as resenhas e como eles serão divulgados: em forma de painel, fôlder ou varal.

3ª etapa 

Para fazer as resenhas, os pequenos precisam conhecer os livros e gostar deles. Divida a turma em grupos, colocando pelo menos um participante mais experiente para ser o escriba. Peça que todos ditem o que querem comunicar. Essa será a base do trabalho. Lembre-os de que não se trata de reconto e questione a melhor forma de escrever para deixar as pessoas com vontade de ler.

4ª etapa 

Faça uma revisão coletiva de todos os textos produzidos. Chame a atenção para a repetição de palavras e para as marcas da oralidade (como aí, né e daí). Apresente as referências dos catálogos para comparação. Depois de revisadas, as produções devem ser passadas a limpo e ilustradas.

Produto final 
Feira do livro: Monte as mesas com as publicações e decida com a turma a ordem de quem falará. É interessante que todos participem, por isso faça o rodízio.

Avaliação 

Observe o envolvimento do grupo e veja se os textos apresentam as características próprias do gênero trabalhado.

Créditos:
Clélia Cortez Moriama
Formação:
Coordenadora pedagógica da Creche/Pré-Escola Central da Universidade de São Paulo
Créditos:
Beatriz Gouveia
Formação:
Coordenadora do Programa Além das Letras do Instituto Avisa Lá, em São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.