Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Exposição de assemblages

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Estudar a natureza dos materiais;
  • Apreciar e construir assemblages.
Conteúdo(s) 
  • Assemblages
Ano(s) 
Tempo estimado 
12 aulas
Material necessário 
  • Colas variadas (como branca e para isopor),
  • barbante,
  • fita adesiva,
  • tesouras sem ponta,
  • papéis diversos,
  • caixas. Embalagens, sobras de marcenaria, de tecido e de carpete.
  • Brinquedos.
  • Imagens de assemblages disponíveis em abr.io/assemblage_moma e abr.io/assemblage_itaucultural.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Pergunte se a turma sabe o que é assemblage. Mostre algumas imagens e converse sobre o significado delas, dando espaço para os estudantes fazerem associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das obras. Convide a todos a construir assemblages e organizar uma exposição para a comunidade escolar.
2ª etapa 

Solicite que as crianças reúnam objetos como os sugeridos no item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será usada individualmente. Peça que formem duplas.

3ª etapa 

Retome a apreciação das reproduções. Como os estudantes acham que as partes das obras foram unidas? A intenção é levantar os problemas enfrentados pelos artistas.

4ª etapa 

Levante temas de interesse das crianças. Quais as brincadeiras e histórias que apreciam? Esses assuntos devem ser sugeridos como temas das assemblages que farão.

5ª etapa 

Organize o momento de troca de material. Reunidos, os alunos podem começar a trabalhar. Registre como a turma une, por exemplo, dois objetos arredondados. Observe as preferências de materiais, temas e maneiras de compor as obras.

6ª etapa 

Faça uma pausa, proponha uma observação coletiva e socialize os problemas e as soluções. Comente suas observações. Questione se a natureza dos materiais utilizados apresenta dificuldades específicas. Por exemplo, se a mesma cola usada para papel serve para vidro? E para plástico? Dê continuidade ao trabalho. Combine um prazo final.

7ª etapa 

Encerradas as construções, exiba todas as obras e organize mais uma vez uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram e comentem os trabalhos dos colegas.

8ª etapa 

Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por uma placa com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o evento.

 

Produto final
Exposição de assemblages

Avaliação 

Analise o que os alunos aprenderam sobre os materiais e como resolveram os problemas. Avalie se compreenderam o que é uma assemblage e se criaram significados para os objetos utilizados.

Flexibilização 

Preparar um espaço adequado na sala para que os alunos com deficiência física possam participar deste projeto é imprescindível. Se as crianças se sentirem mais à vontade sentadas no chão, disponha os objetos como caixas e brinquedos em torno delas, para que fiquem acessíveis (mesmo que a criança tenha que alcança-los com a ajuda dos pés, por exemplo). Caso contrário, a criança pode ficar sentada em uma cadeira, próxima de uma mesa bem firme. Envolver tubos de cola, tinta e lápis em espuma dá mais segurança para que o aluno consiga segurar e trabalhar com os objetos. Contar com a sua ajuda e a dos colegas também é muito importante para alcançar materiais e manipulá-los. É fundamental que a criança possa opinar sobre a criação que deseja fazer e participe de todas as etapas do projeto. Se necessário, amplie o tempo de realização de cada uma das etapas e conte com a ajuda do profissional do AEE no contraturno.

Deficiências 
Física
Créditos:
Paulo Nin Ferreira
Formação:
Mestre em Educação e arte-educador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.