Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Explorando corpos geométricos

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Observar e discutir características dos sólidos geométricos
  • Explorar a representação plana de objetos tridimensionais
Conteúdo(s) 
  • Características dos corpos geométricos
  • Vocabulário específico da área de espaço e forma
  • Relações entre faces de polígonos (figuras bidimensionais planas), poliedros (sólidos geométricos de faces planas) e corpos redondos (sólidos curvos ou que combinam planos e curvas)






 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas
Material necessário 

Conjunto de sólidos geométricos variados (esferas, cubos, pirâmides, cones etc.) e figuras tridimensionais planificadas em papel

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Comece a atividade com um jogo de adivinhação. Disponha um conjunto de sólidos geométricos em uma mesa no centro da sala de aula. Peça que um aluno escolha secretamente um dos sólidos. O restante da turma deve tentar descobrir a figura selecionada fazendo perguntas que tenham "sim" ou "não" como resposta. Aquele que adivinhar o sólido será o próximo a escolher. Para sofisticar a atividade, não permita que seja utilizado o nome dos corpos geométricos, estimulando a utilização de descrições dos sólidos e do vocabulário específico da área de espaço e forma. Assim, em vez de perguntar "É a esfera?", os alunos teriam que de indagar: "É um corpo redondo? Tem arestas? Possui faces planas?" E assim por diante.

2ª etapa 

A sequência prossegue com um segundo jogo: separe os alunos em grupos e entregue a eles um conjunto de sólidos geométricos. Uma equipe deve usar os sólidos para construir uma figura (uma torre usando dois cubos e uma pirâmide no topo, por exemplo), ditando aos outros grupos a forma como os sólidos estão posicionados. Os outros grupos, que não devem ver a montagem, tentam imitar a construção descrita - aquele que construir uma figura semelhante à original será o próximo a ditar. Novamente, para incentivar o uso do vocabulário específico, pode-se pedir para a garotada dizer "peguem a figura de seis faces idênticas", em vez de "peguem o cubo", por exemplo.

3ª etapa 

Um terceiro jogo explora a relação entre bi e tridimensionalidade. Leve diferentes planificações de poliedros e corpos redondos, como o cone e o cilindro. Algumas devem apenas se assemelhar às reais, mas não podem permitir a montagem dos sólidos. Por exemplo, no caso do cubo, leve várias planificações que possibilitem a montagem do cubo e outra figura formada por seis quadrados - que, embora semelhante, não "fecha", ou seja, não dê origem ao cubo quando montado. Os alunos devem analisar as planificações e selecionar quais permitem a construção do sólido.

Avaliação 

Observe o desempenho dos alunos ao longo dos jogos, prestando especial atenção na correta identificação das características de cada grupo de figuras (veja se percebem as diferenças entre polígonos, poliedros e corpos redondos) e no uso do vocabulário da área. Especialmente nas primeiras atividades, a intervenção do professor é essencial para mostrar diferentes maneiras de descrever uma figura geométrica sem necessariamente precisar chamá-la pelo nome.

Créditos:
Daniela Padovan
Formação:
Psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.