Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Exercitando a conversação em Inglês por Videochat

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 
  • Participar de uma videoconferência, ou videochat, utilizando uma conversa informal.
Conteúdo(s) 
  • Compreensão e produção oral.
  • Wh-questions e Yes-no questions.
  • Descrição de espaços.
  • Expressão de gostos.
Ano(s) 
Tempo estimado 
12 aulas.
Material necessário 

Computador com internet e programa de videoconferência, como o Skype (faça o download e confira as configurações mínimas em skype.com/intl/pt/donwload/skype/windows).

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Preparação 
É essencial combinar com outro professor de Língua Estrangeira as datas para a realização da videoconferência - a atividade deve envolver escolas ou turmas distintas.

1ª etapa 
Para apresentar o gênero conversa, elabore com os alunos uma lista de informações pessoais que gostariam de saber quando conhecem alguém. Debata a diferença de informação privada e pública, pontuando sobre o que pode ser compartilhado num contato inicial com desconhecidos.

2ª etapa 

Discuta com a turma as diversas ferramentas da internet para conhecer pessoas, refletindo sobre as precauções necessárias nesses contatos. Apresente a proposta de uma videoconferência em inglês com os alunos de outra escola ou turma, enfatizando que a missão da garotada será descrever o perfil dos participantes.

3ª etapa 

Para orientar a atividade, elabore um formulário com os pontos que deverão fazer parte da conversa: name, nationality, birth date, school's name, school's address, e-mail, grade, reading genres, musical genres, entertainment, hobbies. Com base no formulário, os estudantes devem criar perguntas do tipo wh-questions (What's your name?, when is your birthday?, what do you do in your free time? etc.). Debata as possíveis respostas antes da realização da videoconferência.

4ª etapa 

Organize a videoconferência, procurando certificar-se de que todos tenham a possibilidade de se comunicar. Cada aluno deverá registrar, no formulário, as informações sobre seu interlocutor.

Avaliação 

Durante as videoconferências, observe problemas de pronúncia e de compreensão, abordando as principais dificuldades em futuras aulas.

Créditos:
Andrea Vieira Miranda Zinni
Formação:
Formadora de professores e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Créditos:
Helena Andrade Mendonça
Formação:
Psicopedagoga e coordenadora de informática na escola Stance Dual, em São Paulo, SP.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.