Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Estudo de pinturas rupestres para compreender a Pré-História

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Conhecer a arte rupestre
- Entender a Pré-História com base nessas manifestações
- Conhecer a complexidade dos primeiros seres humanos

Ano(s) 
Tempo estimado 
Seis aulas.
Material necessário 

Imagens de pinturas rupestres, computador.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Amplie o tempo para que o aluno faça seus registros em braile. Se julgar necessário, antecipe algumas atividades para que esta criança se familiarize com os assuntos que serão trabalhados. As imagens da segunda etapa devem ser fornecidas em relevo para a criança cega – com contornos em braile ou feitos com cola de relevo. Se preferir, você pode raspar os contornos das figuras em placas de isopor, criando uma matriz tátil. Invista nas descrições das imagens, solicite a participação dos colegas e sempre peça que o aluno cego compartilhe suas impressões com a turma. Conte sempre com a ajuda do AEE para reforçar conhecimentos de braile, imprescindíveis para o desenvolvimento do aluno.

Peça aos alunos que façam anotações em seus cadernos sobre como acham que viviam os primeiros humanos na América, como era seu cotidiano e seus hábitos alimentares, como se comunicavam. Pode ocorrer de a garotada comentar que esses homens conviviam com dinossauros e falavam “uga-buga”, além de outros pré-conceitos difundidos em nossa sociedade.

2ª etapa 

Separe as crianças em quatro grupos e apresente no computador as imagens sugeridas aqui. Atribua a cada grupo a responsabilidade de descrever uma das imagens, atentando para: as figuras retratadas, as cores utilizadas e as ações desempenhadas. Depois, solicite que compartilhem as descrições elaboradas. Chame a atenção para a variedade de estilos de pintura, de animais e de situações registradas, ressaltando que estas representações indicam características culturais próprias de cada povo. Não deixe de falar sobre os dinossauros. Explique que eles não aparecem nesses registros porque já tinham sido extintos quando surgiram os primeiros seres humanos.

Pintura rupestre no sítio arqueológico Lajedo de Soledade, no município de Apodi, RN.
Pintura no sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, PI.
Registro na Toca do Morcego, em São Raimundo Nonato, PI.
Toca da Subida da Serrinha I (Caçada da Onça), em São Raimundo Nonato, PI.

 

3ª etapa 

Organize a turma em duplas e peça para que observem novamente as pinturas e formulem hipóteses sobre a época, a região, o local e os materiais utilizados para fazer aqueles registros. Solicite também que as crianças elaborem hipóteses sobre como vivia o povo retratado naquelas cenas. É esperado que a meninada observe que existem situações de caça retratadas, pois esta era uma atividade fundamental para a sobrevivência. Por fim, cada dupla deverá fazer uma pesquisa sobre as pinturas rupestres apreciadas para que as hipóteses elaboradas sejam verificadas. Os sites abaixo são boas fontes. Neles, os alunos também podem conhecer melhor alguns dos sítios arqueológicos brasileiros e apontar suas semelhanças e diferenças.

http://www.fumdham.org.br/pinturas.asp 
http://www.itaucultural.org.br/arqueologia
http://www.lajedodesoledade.org.br  
http://www.yurileveratto.com/po/articolo.php?Id=154  

4ª etapa 

A partir da pesquisa dos alunos e da observação das imagens, sistematize as informações obtidas sobre os primeiros seres humanos, destacando a forma de obter alimentos, o local de moradia, a época em que eles viveram (reafirmando que foi muito após a extinção dos dinossauros). Retome os conteúdos com uma aula expositiva, apresentando mais imagens de pinturas rupestres e comentando sobre as atividades de caça, os diferentes tipos de animais, a realização de práticas rituais e a presença de adultos e crianças nesses registros.

Avaliação 

Solicite que os alunos revejam suas anotações iniciais sobre a vida dos primeiros humanos das Américas e identifiquem o que foi aprendido a partir da observação e da pesquisa histórica realizada. Tudo pode ser organizado em um quadro. Nessa tarefa, é importante observar se eles consideram as informações apresentadas na sistematização. Por fim, peça que ilustrem o modo de vida destes primeiros homens com uma pintura rupestre.

Deficiências 
Visual
Créditos:
Lucas Oliveira
Formação:
Professor de História da Escola Santi, em São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.