Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Espanhol: 6º ano - Entrevista com pessoas de língua espanhola

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Conhecer a cultura dos países de língua espanhola por meio de entrevistas;
Planejar e elaborar entrevistas levando em consideração os interesses e as características do gênero;
Aprender a ler entrevistas tendo em vista um propósito social definido - conhecer para entrevistar;
Construir repertório vocabular relativo a contextos escolhidos para pesquisa;
Falar espanhol buscando garantir a entonação da língua.

Conteúdo(s) 

Comportamentos escritores - planejar a escrita e revisar;
Ler para entrevistar;
Vocabulário relativo à cultura;
Estrutura de perguntas.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Um semestre
Material necessário 

Entrevistas (no mínimo 04)
Mapa da América Latina
Se possível, acesso a computador

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

Este é o primeiro de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado.

Investigando os interesses do grupo 

Informe à classe que, neste semestre, eles irão realizar entrevistas em espanhol com pessoas que vivem em outros países da América Latina e/ ou Espanha e México, que serão postadas no site da escola. Explique aos alunos que o objetivo da atividade é conhecer a cultura de outros países e divulgá-la aos colegas da escola. Com isso, a turma poderá ampliar ou desenvolver o contato com a língua espanhola.

Para começar a atividade, proponha que os alunos façam um levantamento de temas e países que lhes interessem e sobre os quais gostariam de ampliar seus conhecimentos. Podem falar sobre aspectos culturais, música, esporte, atualidades etc. Conforme a turma elencar suas preferências, faça uma lista no quadro e eleja com eles os temas e possíveis entrevistados.

2ª etapa 

Situando o contexto geográfico 
Após a definição dos temas e possíveis entrevistados, recorra a um mapa mundi e peça que os alunos observem os diversos países da América Latina, o México e a Espanha e situem seus entrevistados neles. Aproveite para contextualizar a atividade, mostrando à classe que, em quase todos os países da América Latina, a população fala espanhol, ainda que haja várias diferenças no sotaque, entonação da fala e vocabulário. Aclare ainda que na Espanha fala-se espanhol, catalão e basco e diversos dialetos e na América Latina castelhano.

3ª etapa 

Aproximando-se dos gêneros 
Como o produto final deste projeto é uma entrevista, apresente aos alunos algumas referências desse gênero textual. Divida a turma em grupos e distribua a eles entrevistas publicadas em sites ou revistas de língua espanhola (veja sugestões ao final deste plano). Opte por textos sobre pessoas conhecidas da turma - cantores, atores, jogadores de futebol - para facilitar a compreensão, já que os alunos são leitores iniciantes da língua espanhola.

Promova situações de análise da estrutura textual das entrevistas. Ajude os estudantes a observar que este gênero se organiza de perguntas e respostas que podem ser mais curtas e superficiais ou mais longas e profundas, dependendo do propósito comunicativo. Faça junto com a turma uma lista de características observadas por meio da análise e solicite que anotem nos seus cadernos para futura consulta no momento da produção.

4ª etapa 

Pesquisando para entrevistar
Recorra à lista de possíveis entrevistados e temas feita anteriormente e eleja um junto com o grupo. Os critérios usados para a escolha podem variar: maior interesse da turma em tema específico (esporte, música, arte); proximidade dos alunos com algum dos entrevistados, conhecimento de blogs, twiter ou msn dessas pessoas, disponibilidade delas para a entrevista etc.

Escolhido o tema, peça que a turma faça um levantamento de materiais de leitura sobre o entrevistado e o tema em questão na internet e biblioteca da escola. Leiam juntos com eles esse material, destacando as informações que podem ajudá-los a elaborar questionamentos. Para facilitar, leve textos, links para blogs, sites ou twitter sobre o entrevistado e o tema escolhidos e leia junto com o grupo, ampliando o repertório de informações que veem organizando.

5ª etapa 

Preparando entrevistas 
Organize-os nos grupos iniciais e proponha que façam uma primeira lista de possíveis perguntas, a partir das leituras feitas nas aulas anteriores. Essa lista deve ser na língua materna, tendo em vista favorecer que perguntem o que realmente se interessam em saber. A escrita na língua espanhola dificultaria e poderia levá-los a escrever poucos questionamentos.

Ofereça ao grupo palavras que estão relacionadas com a temática que estão pesquisando e ainda questionamentos escritos em espanhol para que conheçam a estrutura das frases interrogativas nesta língua. Por exemplo: dados pessoais (nombre, apellido, sobrenombre, dirección, calle, escuela), profesiones, parentesco (madre, padre, hermanos), tratamento formal e informal (tú/usted), gustos e preferencias (te gusta/le gusta). Ainda organizados em grupos, proponha que passem as perguntas para a língua espanhola.

Solicite que cada grupo socialize as suas perguntas e então façam uma lista geral com os questionamentos principais. Proponha que anotem nos cadernos para retomar na hora da entrevista

6ª etapa 

Situando o contexto geográfico 
Após a definição dos temas e possíveis entrevistados, recorra a um mapa mundi e peça que os alunos observem os diversos países da América Latina, o México e a Espanha e situem seus entrevistados neles. Aproveite para contextualizar a atividade, mostrando à classe que, em quase todos os países da América Latina, a população fala espanhol, ainda que haja várias diferenças no sotaque, entonação da fala e vocabulário. Aclare ainda que na Espanha fala-se espanhol, catalão e basco e diversos dialetos e na América Latina castelhano.

7ª etapa 

Aproximando-se dos gêneros 
Como o produto final deste projeto é uma entrevista, apresente aos alunos algumas referências desse gênero textual. Divida a turma em grupos e distribua a eles entrevistas publicadas em sites ou revistas de língua espanhola (veja sugestões ao final deste plano). Opte por textos sobre pessoas conhecidas da turma - cantores, atores, jogadores de futebol - para facilitar a compreensão, já que os alunos são leitores iniciantes da língua espanhola.

Promova situações de análise da estrutura textual das entrevistas. Ajude os estudantes a observar que este gênero se organiza de perguntas e respostas que podem ser mais curtas e superficiais ou mais longas e profundas, dependendo do propósito comunicativo. Faça junto com a turma uma lista de características observadas por meio da análise e solicite que anotem nos seus cadernos para futura consulta no momento da produção.

8ª etapa 

Pesquisando para entrevistar
Recorra à lista de possíveis entrevistados e temas feita anteriormente e eleja um junto com o grupo. Os critérios usados para a escolha podem variar: maior interesse da turma em tema específico (esporte, música, arte); proximidade dos alunos com algum dos entrevistados, conhecimento de blogs, twiter ou msn dessas pessoas, disponibilidade delas para a entrevista etc.

Escolhido o tema, peça que a turma faça um levantamento de materiais de leitura sobre o entrevistado e o tema em questão na internet e biblioteca da escola. Leiam juntos com eles esse material, destacando as informações que podem ajudá-los a elaborar questionamentos. Para facilitar, leve textos, links para blogs, sites ou twitter sobre o entrevistado e o tema escolhidos e leia junto com o grupo, ampliando o repertório de informações que veem organizando.

9ª etapa 

Preparando entrevistas 
Organize-os nos grupos iniciais e proponha que façam uma primeira lista de possíveis perguntas, a partir das leituras feitas nas aulas anteriores. Essa lista deve ser na língua materna, tendo em vista favorecer que perguntem o que realmente se interessam em saber. A escrita na língua espanhola dificultaria e poderia levá-los a escrever poucos questionamentos.

Ofereça ao grupo palavras que estão relacionadas com a temática que estão pesquisando e ainda questionamentos escritos em espanhol para que conheçam a estrutura das frases interrogativas nesta língua. Por exemplo: dados pessoais (nombre, apellido, sobrenombre, dirección, calle, escuela), profesiones, parentesco (madre, padre, hermanos), tratamento formal e informal (tú/usted), gustos e preferencias (te gusta/le gusta). Ainda organizados em grupos, proponha que passem as perguntas para a língua espanhola.

Solicite que cada grupo socialize as suas perguntas e então façam uma lista geral com os questionamentos principais. Proponha que anotem nos cadernos para retomar na hora da entrevista

 

10ª etapa 

Entrevistando 
A entrevista pode acontecer ao vivo - por meio de skype, mesenger-msn ou twiter - ou por email. Para isso, o primeiro passo é constatar o entrevistado. Explique à turma que eles devem elaborar um convite - colocando as perguntas ou temáticas que gostariam de abordar - e enviar a ele. É interessante que o professor ou coordenador entre em contato previamente com o entrevistado e explique qual a demanda dos alunos.

Agendada a entrevista, explique à turma como proceder. Diga a eles que a melhor opção para uma boa entrevista é se guiar pelas perguntas elaboradas, e, caso surjam outros questionamentos, fazê-los ao longo da conversa. Acompanhe a entrevista com a turma e filme-a para que, posteriormente, possam assisti-la e transcrevê-la.

11ª etapa 

Editando a entrevista 
Terminada a entrevista, é hora de editá-la. Se a entrevista for feita por escrito (messenger, twitter ou email), o resultado será um texto corrido, publicado no site da escola. Para editá-la, peça que os alunos releiam as perguntas e respostas transcritas e organizem-nas do modo a tornar o texto claro e atraente. Se a entrevista for feita via skype, a classe pode, também, colocá-la no ar em vídeo. Para isso será necessário o uso de programas de editoração de imagens e legendas como o Windows Movie Maker.

Produto final 
A entrevista editada, colocada no site da escola.

Avaliação 

Avalie o produto final do projeto (vídeo, texto e transcrição), assim como todas as etapas da sequência didática. Leve em consideração se o aluno participou das tarefas propostas, se apresentou clareza na organização de textos escritos e se fez uso das expressões orais adequadas no contexto das entrevistas. Faça uma roda no final do trimestre para avaliar o que aprenderam, o que gostaram, o que não gostaram e discuta, com os alunos, possíveis melhoras no projeto. Anote as intervenções que foram necessárias na orientação da turma, para utilizá-las em próximos planejamentos.

 

Autor Nova Escola
Créditos:
Claudio Muzzio
Formação:
professor de espanhol do Colégio Miró, em Salvador

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.