Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Escrita de receitas em inglês

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Compreender a organização do texto instrucional receita em inglês.
- Ativar conhecimentos prévios na língua materna sobre esse gênero.
- Reconhecer a função do uso de verbos no imperativo em inglês.
- Usar verbos no imperativo.
- Escrever uma receita em inglês.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Cinco aulas
Material necessário 

Livro Kids in the Kitchen (Micah Pulleyn e Sarah Bracken, 48 págs., Ed. Sterling II, 39,30 reais) ou receitas culinárias variadas em inglês.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para alunos com deficiência visual
Ofereça ao aluno cego as receitas transcritas para o braile antecipadamente. Com a ajuda do AEE, trabalhe algumas noções de pronúncia e ortografia em Inglês para que ele tenha menos dúvidas na hora de produzir as próprias receitas. Ao longo da produção coletiva, repita as frases em voz alta e soletre palavras mais difíceis para que o aluno possa fazer seus próprios registros em braile e acompanhe a turma. Amplie o tempo de cada uma das etapas sempre que necessário e recomende que o aluno realize algumas atividades de reforço - como a produção de listas de verbos e ingredientes, por exemplo, em casa. Propor que uma das receitas registradas pela turma seja feita em uma das aulas é outra atividade que estimula os sentidos como o tato e o olfato, explora a oralidade e reforça o que todos aprenderam.

Se for usar o livro, mostre a capa aos alunos e explore o título. Questione: sobre o que trata esse livro? Ele traz histórias? Pode ser usado para fazer uma pesquisa, por exemplo? Que textos encontramos nele? Se usar as receitas avulsas, mostre-as aos alunos, explorando seu formato - primeiro ingredientes e medidas e depois modo de fazer. Independentemente do material escolhido, pergunte de que maneira o modo de preparo é descrito: O texto é escrito desta forma: "Could you beat the eggs, please?" ou desta: "Once upon a time there was a girl and she liked to beat eggs". Essas perguntas têm como propósito levantar a discussão sobre a importância do uso de verbos no imperativo no gênero receita. Faça a checagem das ideias levantadas pelos estudantes e anote as mais relevantes no quadro.

2ª etapa 

Faça a leitura das receitas escolhidas e comente as ideias levantadas pelos alunos anteriormente e o que de fato encontraram na receita. Proponha que observem a objetividade da linguagem usada, percebida, em grande parte, pela forma como os verbos são usados. Peça que os alunos destaquem a posição dos verbos dentro do texto e a regularidade dessa posição. Leve-os a concluir que é preciso usar verbos no imperativo para construir um texto instrucional do tipo receita.

3ª etapa 

Lembre com os alunos a estrutura de uma receita, relendo algumas, e enfoque os possíveis títulos para os ingredientes (Ingredients/What You¿ll Need) e para o modo de fazer (How to Prepare/Preparation/Directions/What to Do). Proponha a produção coletiva de um texto de receita. Eles terão de colaborar pensando no título e no modo de preparo. Escreva os seguintes ingredientes no quadro: 5 bananas, 1 tablespoon sugar, 1 tablespoon flour, 1 teaspoon baking powder, oil or butter. Limite em seis as etapas da receita: diga que em todas elas é necessário ensinar o leitor a usar os ingredientes de forma adequada. Nesse ponto, será preciso usar verbos imperativos, como to add (adicionar), to mix (mexer) e to heat (aquecer). Escreva os verbos no infinitivo no quadro, em uma ordem que não corresponda à que eles vão aparecer. Construa o texto com as hipóteses das etapas pensadas pelos alunos e comente sobre as incoerências em relação ao preparo correto.

4ª etapa 

Organize os estudantes em duplas para que produzam uma nova receita. Escreva no quadro a quantidade máxima de ingredientes e também as medidas que poderão usar: tablespoon, teaspoon 1/2 cup, entre outras. Apresente os seguintes verbos no infinitivo e informe que eles podem usar até cinco deles: to mix (mexer), to add (adicionar), to stir (agitar), to mash (misturar), to boil (ferver), to pour (misturar), to heat (aqueçar), to fry (fritar), to bake (assar), to cook (cozinhar), to serve (servir). Permita também que usem o dicionário para eventuais consultas. Ao fim da atividade, faça uma roda de leitura das receitas.

Avaliação 

Avalie as receitas produzidas, analisando a coesão e as marcas do gênero receita (o uso de imperativos no início de cada frase, por exemplo).

 
Créditos:
Denise Nunes Kobara
Formação:
Professora de inglês da Target Idiomas.
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.