Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Ensine como foi a ascensão do nazi-fascismo. E a queda também

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Analisar as características da II Guerra Mundial e as motivações políticas do conflito

Ano(s) 
Material necessário 

Reportagem de Veja: O legado da II Guerra

 

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução

Em 23 de fevereiro de 1945, soldados americanos hastearam a bandeira dos Estados Unidos numa elevação da ilha de Iwo Jima, conquistada aos japoneses após duros combates. Em maio do mesmo ano, tropas soviéticas fizeram tremular o pavilhão vermelho sobre a sede da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã, na Berlim recém-ocupada. Gestos semelhantes em duas fotos famosas que simbolizam a aproximação entre as democracias e o Estado socialista na luta contra o nazi-fascismo e o Império do Sol Nascente.


Como foram articuladas essas alianças - que jogaram por terra o Reich dos Mil Anos proclamado por Adolf Hitler? De que modo os vencedores desenharam a nova ordem global antes que a Guerra Fria criasse entre eles um afastamento maior que a distância Iwo Jima-Berlim? As reportagens de VEJA sobre a II Guerra Mundial respondem a essas questões. Use a revista e este plano de aula para examinar com os alunos o conflito que deu origem ao mundo contemporâneo.


Conte aos estudantes que, em 1° de setembro de 1939, um ataque alemão à Polônia marcou o início da II Guerra Mundial, o maior conflito armado ocorrido até hoje. Os combates estenderam-se por seis anos e envolveram diretamente quatro continentes: Europa, África, Ásia e América. A guerra terminou em 1945, primeiro na Europa - com a rendição da Alemanha nazista, em maio - e depois com a capitulação japonesa, em agosto. Mais de 30 milhões de pessoas, incluindo populações civis, morreram em conseqüência do conflito. Milhares de cidades foram destruídas (com todos os equipamentos urbanos) e muitos bilhões de dólares foram gastos nas operações militares.

2ª etapa 

Antes de 1939 - Assinale a existência de várias potências: a França e a Inglaterra, democracias que controlavam extensos impérios coloniais na África e na Ásia, fornecedores de matérias-primas; a Itália, que havia conquistado a Etiópia; a Alemanha, em expansão pela Europa, e o Estado soviético. Proponha que sejam identificadas em um mapa as áreas de influência desses pólos de poder.

3ª etapa 

Sugira pesquisas sobre a Guerra Civil Espanhola, que se estendeu de 1936 a 1939 e foi uma espécie de ante-sala do conflito global. Afinal, lutaram na Espanha tropas italianas e alemãs, que apoiavam os nacionalistas, e soldados da União Soviética, aliada do governo republicano. Informe que do lado dos republicanos atuaram centenas de estrangeiros identificados com a defesa da democracia e do socialismo. Formaram as Brigadas Internacionais, que tiveram, inclusive, a participação de brasileiros.

4ª etapa 

A maré montante nazista (1939 a 1941) - Assinale alguns momentos importantes: o surpreendente pacto nazi-soviético, antes do início do conflito, que permitiu à Alemanha lutar em uma só frente; a conquista da Polônia, da Noruega e, sobretudo, a queda da França, vítimas da blitzkrieg (guerra-relâmpago) nazista; a Batalha da Inglaterra, na qual a Força Aérea Britânica acabou com o sonho hitlerista de uma vitória rápida; o ataque nazista à União Soviética, em junho de 1941, e a ofensiva japonesa contra a base americana de Pearl Harbor, em dezembro do mesmo ano. Diga que, depois disso, o bloco aliado passou a englobar Estados colonialistas e anticolonialistas, democráticos e autoritários, de economia liberal (Estados Unidos, França e Inglaterra) ou planificada (União Soviética). Peça que sejam identificados os locais das principais batalhas em mapas a ser afixados na sala de aula.

5ª etapa 

Explique que o desenvolvimento da II Guerra Mundial já foi comparado ao movimento do mar. Assim, num primeiro momento, de 1939 a 1941, a maré do nazi-fascismo e do militarismo japonês dominou boa parte do mundo; em 1942, houve um relativo equilíbrio de forças; e, de 1943 a 1945, a maré aliada varreu o Eixo da face da Terra. Para explorar o assunto, divida a classe em quatro grupos e encarregue-os de focalizar cada um dos períodos mencionados, bem como os antecedentes do conflito mundial. Encomende uma série de atividades sobre essas fases: pesquisas, elaboração e discussão de mapas etc. Para orientar os trabalhos, destaque alguns aspectos para a turma.

6ª etapa 

O equilíbrio (1942) - Chame a atenção para três combates cruciais. Na África, os britânicos venceram a batalha de El Alamein, quebrando a estratégia alemã da conquista do Egito. No Pacífico, os porta-aviões americanos saíram vitoriosos dos combates de Midway, obrigando a Marinha japonesa a desistir da ofensiva. Na frente leste, a luta pela hegemonia em Stalingrado terminou com a rendição alemã, no início de 1943. Ainda no final de 1942, os aliados começaram a desembarcar no norte da África.

7ª etapa 

A maré montante aliada (1943 a 1945) - Encaminhe pesquisas e a elaboração de mapas sobre certos episódios importantes: o desembarque aliado na Itália (1943) e na Normandia (1944), o avanço anglo-americano e soviético em direção à Alemanha, a conquista de Iwo Jima e de Berlim e o bombardeio atômico das cidades de Hiroshima e Nagasaki, decisivo para a rendição do Império do Sol Nascente.

8ª etapa 

Pergunte o que levou o povo alemão a apoiar incondicionalmente um líder delirante como Hitler e a fechar os olhos para o genocídio de milhões de pessoas nos campos de extermínio. Os textos "A Ética que Nasceu do Horror" (págs. 134 e 135 de VEJA) e "O Monstro, a Secretária e o Cãozinho" (págs. 144 a 146) podem orientar a discussão.

Veja também

INTERNET
O site www.veja.com.br dá acesso a uma série de dez especiais online, nos quais VEJA realiza uma cobertura virtual da II Guerra Mundial

FILMOGRAFIA
Pearl Harbor
, Michael Bay, Buena Vista Home Entertainement, tel. (011) 5504-9400
Círculo de Fogo, Jean-Jacques Annaud, Paramount Home Video, tel. (011) 4166-2299
O Resgate do Soldado Ryan, Steven Spielberg, Paramount Home Video

 

 

Créditos:
Marco Antonio Villa
Formação:
Professor de História da Universidade Federal de São Carlos (SP)
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.