Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Digestão e absorção de nutrientes

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Entender o que é digerir.
- Relacionar a digestão com a necessidade de transporte e absorção de nutrientes.

Conteúdo(s) 

- Sistema digestório.
- Digestão física e química dos alimentos.

 

Ano(s) 
Tempo estimado 
Três aulas.
Material necessário 

Folhas de cartolina, pincel atômico, caneta para o quadro, comprimidos efervescentes, copos com água e papel toalha.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Preparação
Antes de dar início à atividade, faça um esquema do sistema digestório humano em uma cartolina, sem nomear os órgãos que o compõem. Nomeá-los será um dos desafios apresentados na 1ª etapa.

Apresente o esquema do sistema digestório preparado por você com antecedência e pergunte aos alunos o que aquele desenho representa. Peça que eles o auxiliem a dar nome aos órgãos ali esquematizados. Em seguida, questione: "O que acontece com o alimento que ingerimos enquanto ele passa pelo sistema?". Durante a discussão, estimule os estudantes a refletir sobre como ele atua sobre o bolo alimentar (nome dado ao alimento depois que ele é mastigado e misturado à saliva, formando uma massa pastosa de mais fácil digestão). Observe se as crianças mencionam trituração, mistura de secreções e transporte do bolo. Anote no quadro todas as hipóteses levantadas e, no final da etapa, transcreva-as em outra cartolina. Depois que terminarem a discussão, peça que anotem e respondam no caderno as seguintes questões: 1) O que significa digerir um alimento?; 2) Por que o alimento precisa ser digerido para ser aproveitado pelo organismo?; 3) Pela ordem, por quais partes do tubo digestório o alimento passa durante o processo? Peça que as crianças socializem as respostas para que você possa avaliar o que elas já sabem sobre o assunto (baseie-se no que elas disseram para avaliar quais pontos deixaram dúvidas e devem ser retomados). Esses conceitos inseridos nas perguntas acima são fundamentais para que os alunos entendam as etapas da digestão, da absorção de nutrientes pelo organismo e da formação das fezes. Fixe o cartaz com o esquema do sistema digestório na parede da sala, de forma que todos consigam visualizá-lo. Ao lado dele, anexe o cartaz com o levantamento de informações sobre o processo da digestão feito pelos estudantes.

2ª etapa 

A atividade desta etapa terá como foco a demonstração dos processos mecânicos e químicos da digestão, que decompõem o alimento em moléculas mais simples (de menor tamanho), propiciando sua absorção pelas paredes do tubo digestivo. Depois disso, os nutrientes absorvidos são levados pelo sangue até as células das diferentes partes do corpo e são utilizados no metabolismo celular. Comece fazendo uma revisão das discussões da etapa anterior, em que os alunos descreveram o caminho percorrido pelo bolo alimentar no interior do sistema digestório. Questione sobre o que acontece com o alimento logo quando ele é colocado na boca. Verifique se os estudantes conseguem chegar à conclusão de que a digestão começa com a mastigação, pois é na boca que os alimentos são triturados e misturados com a saliva. Em seguida, informe que eles realizarão um experimento que vai ajudar a compreender a importância da mastigação para uma boa digestão. Divida os alunos em grupos. Distribua dois copos de água e dois comprimidos efervescentes para cada grupo. Um comprimido será tirado da embalagem e colocado inteiro no copo. O outro será triturado dentro da embalagem. Peça que os alunos coloquem, ao mesmo tempo, um comprimido em cada copo e que observem atentamente o que acontece: a reação química é mais rápida com o comprimido triturado. Ou seja, quanto maior a superfície de contato entre os reagentes de uma reação química, maior é a velocidade dessa reação. Deixe os alunos refletirem sobre o que estão observando, pois é importante que estabeleçam uma relação entre o que veem no experimento e o que acontece com os alimentos na boca (a mastigação tritura os alimentos, aumentando a superfície de contato entre os fragmentos e as secreções digestivas e facilitando as reações químicas da digestão). O comprimido fragmentado representa o alimento bem mastigado. O comprimido inteiro representa o alimento pouco mastigado. Assim, a digestão química dos alimentos bem mastigados é mais veloz, favorecendo uma melhor absorção dos nutrientes pelo organismo. Peça que as crianças discutam o experimento com os companheiros de grupo e que redijam um texto com suas observações, que serão retomadas na etapa seguinte.

3ª etapa 

Em grupo, os alunos irão rever os resultados do experimento e retomar as relações que fizeram com o processo de digestão e absorção de nutrientes. Volte ao cartaz da 1ª etapa e verifique se eles reconstruíram algum conceito depois das atividades realizadas. Peça que discutam sobre os processos digestivos mecânicos (que começam na boca, com a mastigação) e químicos (que também têm início na boca e são realizados por enzimas digestivas). Estabeleça um tempo para essa atividade. Ao final, eles deverão ter produzido um texto com as suas conclusões sobre os dois processos. Diga que esse texto não precisa ser resumido, pois a ideia é que seja um registro o mais completo possível. Em seguida, solicite que um representante de cada grupo exponha o que foi discutido. À medida que os alunos forem se apresentando, as informações de um grupo poderão complementar o registro feito pelas demais equipes de outro. Se achar necessário, faça mais alguns cartazes com as conclusões da classe e deixe-os expostos.

Avaliação 

Peça que os estudantes escolham um alimento de sua preferência (biscoito, pizza, sanduíche, arroz com feijão etc.) para contar a história da sua digestão. Você pode sugerir um título ("A História do Biscoito que Eu Comi", por exemplo) e solicitar que eles descrevam o trajeto percorrido no sistema digestório e os processos mecânicos e químicos envolvidos na digestão. A redação deve ser individual. Ao analisar as produções, verifique o que cada aluno aprendeu e identifique os pontos que precisem ser retomados. Avalie também a participação das crianças nas atividades em grupo e seu envolvimento nas discussões em sala.

Flexibilização 

O trabalho desta sequência com alunos com deficiência intelectual tem mais três objetivos: Identificar o caminho que os alimentos percorrem no nosso corpo depois de ingeridos, nomear alguns órgãos que compõem esse sistema digestório e relatar um experimento observável.
Na primeira etapa, incentive o aluno com deficiência intelectual a participar da discussão nos momentos iniciais de nomeação dos órgãos. Quando for tratar de conceitos mais complexos, peça que ele faça como registro uma cópia do esquema desenhado no cartaz.
Na segunda etapa, coloque o estudante em um grupo menor (pode ser um trio, por exemplo) e formado pelos colegas mais colaborativos. Faça intervenções quanto ao comportamento mais adequado e à participação que se espera dele.
Na terceira etapa, o aluno com deficiência pode trabalhar sozinho ou em dupla. Oriente-o a produzir um texto que relate o experimento com foco na diferença entre a reação dos dois comprimidos na água.
Na avaliação, peça que o aluno desenhe o sistema digestório, com todos os seus órgãos, e nomeie cada um deles em seguida.

Deficiências 
Intelectual
Autor Nova Escola
Créditos:
Patricia Borges Pita
Formação:
Bióloga, doutora e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.