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Diagnóstico inicial sobre comunidades indígenas

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Identificar como os alunos compreendem a existência de comunidades indígenas do passado e atuais.

Conteúdo(s) 

- Diversidade indígena.
- O conceito de índio.
- Indígenas do passado, indígenas do presente.

Ano(s) 
Material necessário 

- Imagens (impressas ou projetadas) disponíveis neste link
- Cada aluno deve receber uma folha de papel pautada.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Apresente aos alunos uma das imagens de moradias indígenas atuais, disponíveis no Portal do Instituto Socioambiental, sem informá-los de que se trata de uma moradia indígena (sugerimos que seja a imagem da maloca do povo Marubo). Solicite que cada aluno, de acordo com o que imagina e com o que sabe, produza uma legenda para aquela imagem, informando do que se trata.

As legendas criadas pela turma devem dar conta de que aquela "casa" parece com a representação que eles provavelmente têm de uma residência indígena. Socialize com a classe as produções de todos. Em seguida, apresente aos alunos mais uma imagem de moradia indígena atual (sugerimos que seja a fotografia aérea da aldeia dos Enawenê-Nawê). Chame a atenção dos alunos para as diferenças entre uma moradia e outra. Peça mais uma vez que criem uma legenda para essa nova imagem. Mostre a todos as diferentes ideias e, antes de levantar muitas informações, permita que os próprios alunos troquem suas impressões e conhecimentos sobre as imagens. Deixe que discutam sobre as moradias – se representam ou não moradias indígenas. Fique atento aos argumentos deles: eles lhe darão subsídios para entender o que eles estão chamando de índio e o que não acham que seja índio.

2ª etapa 

Em seguida, apresente para a turma outras imagens (pelo menos outras três fotografias; sugestão: Aruak e Tukano, Yanomami, e Krahô). Lance, então, as seguintes perguntas, as quais os alunos devem responder oral e organizadamente:

1. Todas essas fotos são de moradias indígenas?

2. O que faz pensar que sim ou o que faz pensar que não?

Na medida em que os alunos forem expressando suas opiniões, procure fazer com que eles discutam entre si, mais do que com você. Depois de algum tempo de debate, conte que todas essas fotos representam moradias indígenas, mas de povos diferentes. Informe-os, então, o nome de cada povo, correspondente a cada imagem. E peça que as crianças completem suas legendas com essas informações.

Lance mais uma questão, para que cada um responda por escrito, na mesma folha em que vieram criando as legendas:

3. De que época são os indígenas? Conte o que você já ouviu falar sobre a época deles.

Recolha essas respostas (junto com as legendas), pois elas serão valiosas para que você saiba se os alunos:

- Concebem que sob o conceito de "índios" há um conjunto numeroso de diferentes povos e culturas;

- Concebem que os povos indígenas existem hoje em dia, ou se só concebem sua existência no passado.

Análise e registro de resultados
A atividade diagnóstica deve dar subsídios para avaliar de que forma os alunos pensam sobre os povos indígenas brasileiros. Você não precisa dar uma nota para a produção deles ou mesmo classificá-los. Não se concentre em estabelecer o que responderam certo e errado. Identifique se eles:

- Concebem os povos indígenas na sua diversidade ou se têm uma representação dos índios segundo a qual ‘’índio’’ é um mesmo e homogêneo povo.

- Concebem a existência, hoje em dia, de povos indígenas, ou se só pensam em índios como povos que viveram no passado, por exemplo, na época da chegada dos portugueses ao continente americano.

- Concebem os indígenas de modo estereotipado, por exemplo, no que que concerne a sua moradia.

Todos esses tópicos definem uma excelente matriz de conteúdos para se iniciar um trabalho a respeito de povos indígenas na escola. Ou seja: você pode tomar todos eles como objetivos de aprendizagem a atingir:

- Conceber que sob o conceito de índios há uma grande diversidade de povos.

- Conceber que há hoje em dia diversos povos indígenas vivendo no Brasil.

Se você começar esse trabalho já sabendo como seus alunos pensam essas questões, você poderá planejar melhor suas intervenções e potencializar as aprendizagens deles.

Créditos:
Daniel Helene
Formação:
Coordenador pedagógico do Centro de Estudar Acaia Sagarana
Autor Nova Escola

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