Aqui você pode pesquisar e adaptar planos já existentes

 


Decisões saudáveis

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Compreender o que são atitudes saudáveis.

Tempo estimado 
Seis a oito aulas.
Material necessário 

Textos ou vídeos sobre os benefícios da boa alimentação, dos hábitos de higiene e da prática de atividades físicas, cartolinas, revistas velhas para recorte, cola e tesoura.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Para trabalhar com um aluno com deficiência física (com dificuldade na linguagem), amplie o conteúdo para desenvolver a autonomia e o bem-estar. Na 1ª etapa, estimule a participação do aluno nas discussões fazendo perguntas que exijam respostas objetivas ("sim" ou "não") e seja seu escriba durante o registro.
Na terceira etapa, se o aluno quiser fazer uma pergunta e sua linguagem não for compreensível, ele pode segurar um cartaz com a questão por escrito.

Peça que os alunos façam uma pesquisa para saber como está a saúde da turma. Organize uma tabela com hábitos saudáveis de alimentação e higiene que os alunos consideram importantes (comer verduras e frutas, dormir oito horas por dia, lavar as mãos depois de usar o banheiro etc.), solicitando sempre que eles justifiquem suas opiniões. As crianças devem assinalar na tabela quais atitudes eles adotam todos os dias, só de vez em quando ou raramente. Analise os resultados com os estudantes. Exemplo: se a pesquisa revelou que muitos dormem menos que o ideal, será que a turma sabe quais são as consequências disso? Destaque os hábitos saudáveis que mais apareceram na enquete. Esse procedimento permitirá que o grupo reconheça aqueles que já estão incorporados e aqueles que ainda precisam ser desenvolvidos.

2ª etapa 

Faça a leitura de um ou mais textos que tratem de boa alimentação, hábitos de higiene e prática de atividades físicas. Registre no caderno as principais informações e peça que os alunos reflitam sobre a sua rotina. Depois, solicite que elaborem uma meta de atitudes saudáveis a ser atingida por eles tanto no ambiente familiar quanto no escolar.

3ª etapa 

Informe que os alunos farão uma entrevista com um médico ou um agente de saúde (você deve agendála com antecedência). Em seguida, organize com eles uma lista de perguntas sobre hábitos saudáveis e sua importância para a saúde. A cada pergunta sugerida, relembre o objetivo e discuta com as crianças se ela vai contribuir ou não para atingi-lo. Após a entrevista, os estudantes farão um registro que deve ser organizado em três blocos: dicas de higiene, de alimentação e de atividade física. Para isso, oriente-os a, primeiro, organizar as informações mentalmente, e só depois registrá-las. Se a escola tiver filmadora, grave a entrevista em vídeo, para que ela possa ser revista no momento do registro.

 
4ª etapa 

Organize as crianças em três equipes - higiene, alimentação e atividades físicas - e peça que elaborem cartazes com imagens que representem hábitos saudáveis. Antes, porém, é preciso orientá-las quanto à adequação de cada cartaz. Quem vai lê-lo? Qual deve ser o tamanho do texto? Solicite que cada grupo explique o cartaz que produziu e avalie o trabalho dos outros. Ajude os alunos a espalhar os cartazes.

Avaliação 

Peça que os alunos escrevam um pequeno texto com base na questão: "Você mudou algum hábito no seu dia a dia desde o início da atividade?". Peça que expliquem quais foram as mudanças e por que elas ocorreram.

Deficiências 
Visual
Física
Créditos:
Elaine Peres Ávila
Formação:
Professora de Ciências da Escola Projeto Vida, em São Paulo
Autor Nova Escola

COMPARTILHAR

Alguma dúvida? Clique aqui.