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Da casa à escola

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

- Desenvolver a percepção visual do entorno da escola.
- Identificar os pontos de referência.
- Aprender diferentes representações cartográficas do bairro.

Conteúdo(s) 

Cartografia.

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas.
Material necessário 

Croquis (desenhos, esboços de plantas) de propagandas de apartamentos, fotos do bairro (aéreas e de satélite) conseguidas no Google Earth.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Peça que cada aluno observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referência (prédios comerciais e outros locais conhecidos). Oriente-os a anotar as observações, escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas e pontos de referência.

2ª etapa 

Distribua croquis de propagandas e questione: o que é um croqui? Quais são os elementos usados para fazê-lo? Como desenhá-lo?

3ª etapa 

Peça que passem as informações do texto para outra linguagem: a do desenho. Assim como nos croquis distribuídos, devem constar informações para localizar o leitor.

4ª etapa 

Distribua fotos aéreas e de satélite da rua da escola e do bairro, explicando que elas são nossa real localização vista no plano aéreo. Solicite que a turma identifique o trajeto e os pontos citados nos desenhos.

Avaliação 

Pergunte se os pontos de referência mencionados podem ser vistos na foto aérea e na de satélite. Compare os croquis confeccionados e as fotos, questionando as diferentes representações cartográficas.

Créditos:
Silmara Maria Cruz Paiva
Formação:
Professora de Geografia da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo.
Autor Nova Escola

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