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Como o corpo reage ao excesso de exercício?

Publicado por 
novaescola
Objetivo(s) 

Identificar as alterações fisiológicas que ocorrem no corpo humano em decorrência do esforço físico extremo

Conteúdo(s) 

Funções vitais do organismo humano

Ano(s) 
Tempo estimado 
Quatro aulas
Material necessário 

- Cronômetro
- Cópias da reportagem "Ninguém nunca se afogou no próprio suor", disponível no acervo digital de VEJA
- Cópias da reportagem "Na pele de um gordo", disponível no acervo digital de VEJA a partir de 26/9/2014
- Medidor de pressão arterial
- Termômetro
- Artigo "Efeitos do Exercício Físico sobre o Trato Gastrointestinal", assinado por vários autores, disponível na Revista Brasileira de Medicina do Esporte
- Cópias do relato postado pelo triatleta Marlus no blog Coisas que fiz na vida (veja uma versão modificada no quadro abaixo)

 

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Introdução
Exercícios físicos de alta intensidade estão na moda. A reportagem "Na pele de um gordo" (VEJA 2392, 24 de setembro de 2014) conta a história de um personal trainner americano que engordou quase 40 quilos para, depois, emagrecer novamente e provar os efeitos de uma rotina intensa de dietas e exercícios. O tema pode ser discutido em diversas disciplinas e com diversos objetivos. Há diversos planos de aula que discutem, por exemplo, os padrões de beleza que moldam o desejo pelo corpo perfeito: "Os padrões de beleza ao longo do tempo", "Obesidade, saúde e padrões de beleza" e "Padrões de beleza na sociedade de consumo"

Nas aulas de Biologia, uma abordagem possível é sobre as consequências do excesso de exercício sobre o corpo humano. A mais nova modalidade a ganhar espaço na mídia é o crossfit, na qual os praticantes procuram chegar à exaustão muscular. Para isso, praticam exercícios vigorosos em curtíssimo espaço de tempo - de quatro a 20 minutos. Muitos participantes vomitam ou desmaiam por causa do esforço.

Este plano de aula usa o tema dos esportes de alta intensidade para consolidar um conteúdo do Ensino Fundamental: o funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório e muscular. Para isso, propõe uma atividade conjunta com o professor de Educação Física e chama a turma para mensurar dados biológicos.

Atividades
Comece formando grupos de mais ou menos 4 pessoas. Distribua cópias do relato de um atleta sobre sua participação em uma prova da corrida Ironman Brasil, realizado em 2013 em Florianópolis. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é o Ironman. Se nenhum aluno souber, explique que o Ironman é uma corrida de  225 km. Nela, o atleta percorre 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. Em seguida, oriente os alunos a ler o texto abaixo:

Ironman Brasil 2013 - um breve relato

Na natação, após uns 1000 m comecei a sentir dor na lateral direita da barriga como se fosse aquela dor lateral que nos dá quando estamos correndo a um ritmo muito forte. Após sair na areia, tomei um gole de água e entrei no mar para a segunda volta da natação. A dor permaneceu.

Na bike, comecei a pedalar em meu ritmo de prova. Esperava fazer um pedal para 5 horas e 15 minutos. Porém, como transpiro muito e dei atenção maior à hidratação, tive que parar duas vezes para urinar. O tempo final da bike ficou em 5 horas e 20 minutos. Durante todo o percurso, me senti bem, com uma dor leve no estômago.

Assim que saí para correr, percebi que estava encrencado, pois comecei a sentir fortes dores abdominais. Como a ideia era terminar a prova abaixo de 11 horas, tive que percorrer os 42 km da maratona em 4 horas e 20 minutos. Depois de uns 8 km de corrida, parei em um banheiro químico para tentar fazer algo para ver se aliviava minhas dores. Fiquei sentado no trono por cerca de dez minutos e nada aconteceu. Resolvi voltar a correr e as dores permaneceram. Nas subidas, sentia vontade de vomitar. Parei várias vezes para tentar fazê-lo, mas nada acontecia. No quilômetro 14, a vontade de vomitar foi só aumentando até que eu não aguentei mais. Incrível como melhorei repentinamente, porém não conseguia comer mais nada, pois tudo me enjoava. Saí com oito géis de carboidrato e acabei usando somente três. Isso me fez perder as forças e ficar na maratona correndo, somente tomando água e um pouco de coca-cola. Logo no início da segunda volta da corrida, parei novamente em um banheiro químico. Desta vez a diarreia veio, fiquei mais uns oito minutos ali no banheiro

Meu tempo final ficou em 11:02:29. Por 2 minutos e 29 segundos, não consegui fazer a prova abaixo de 11 horas. Baixei meu tempo na natação em oito minutos, baixei meu tempo nas transições, baixei meu tempo na bike em 12 minutos, aumentei meu tempo na corrida em 5 minutos. Mas estou feliz por ter terminado a prova.

 

Após a leitura do texto, faça alguns questionamentos para a classe.

- Quanto tempo o atleta demorou para finalizar a prova?
- O corpo dele reagiu bem ao esforço da prova?
- Quais sintomas o atleta apresentou?
- Por que o corpo reagiu dessa forma?
- Como o corpo reage quando submetido a esforço físico extremo?

Oriente os estudantes a registrar suas hipóteses no caderno. Avise-os que eles realizarão uma atividade para verificar as hipóteses.

2ª etapa 

Convide os alunos a pesquisar as alterações apresentadas pelo corpo após uma atividade física extrema. Para isso, será necessário trabalhar de forma interdisciplinar. Planeje com o professor de Educação Física atividades que coloquem os alunos em movimento. Ele deve instruir os alunos a aferir os seguintes indicadores corporais antes e depois da atividade: frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal, frequência da respiração, sudorese e estado da musculatura. As medições devem ser feitas em um membro de cada grupo com a ajuda do professor.

Os alunos podem medir a frequência cardíaca sentindo as pulsações no pescoço ou punho e marcando tempo com um cronômetro. A unidade de medida deve ser batimentos por minuto. A pressão arterial pode ser aferida com um medidor. Peça para o professor de educação física ressaltar que a unidade de medida é milímetros de mercúrio (mmHg). Um termômetro ajuda a medir a temperatura corporal, dada em graus Celsius (°C). Já a frequência da respiração é mensurada pela quantidade de vezes que o aluno inspira em um minuto. Ressalte que a unidade de medida será inspiros por minuto. Os alunos devem avaliar a sudorese através de um método qualitativo: observar se o colega está muito suado, mais ou menos suado ou pouco suado. Para avaliar o estado da musculatura, os colegas devem perguntar aos aluno avaliado se ele está muito cansado, mais ou menos cansado ou sem cansaço. Oriente os alunos a registrarem os dados da pesquisa em uma tabela:

Nome do aluno:
  Em repouso Após a atividade
Frequência cardíaca    
Pressão arterial    
Temperatura do corpo    
Frequência da respiração    
Sudorese    
Musculatura    

 

3ª etapa 

De volta à sala, oriente aos alunos a analisar os dados descrever as principais alterações ocorridas no corpo após a atividade física. Pergunte por que corpo sofreu as alterações. Anote as respostas no quadro.

Espera-se que os alunos relacionem as alterações à necessidade de maior oxigenação para atender a demanda de energia, à necessidade de controlar a temperatura corporal e ao excesso de contração muscular. Caso eles não consigam relacionar os fenômenos, retome conteúdos sobre os sistemas cardiovascular, respiratório e muscular através de questionamentos. Oriente os alunos registrar as explicações obtidas.

Pergunte aos alunos o que acontece quando as pessoas são submetidas a esforços extremos. Peça para a classe relacionar a pergunta aos sintomas relatados pelo atleta durante a prova do Ironman. Novamente, anote as explicações.

Em seguida, distribua o artigo "Efeitos do Exercício Físico sobre o Trato Gastrointestinal", da Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Explique que ali os alunos poderão encontrar informações para entender o que aconteceu com o triatleta. Peça que os alunos registrem suas explicações. Verifique junto com a classe se as hipóteses levantadas foram aceitas ou refutadas.

Ressalte que, durante o exercício, o corpo direciona sangue do sistema digestivo para os músculos e a pele. Aponte, usando o artigo, que o fluxo de sangue no intestino pode diminuir até 80%, comparado às condições de repouso. Conclua que a diminuição do fluxo de sangue nos órgãos endoabdominais deve ter gerado as náuseas, vômitos e diarreia sentidos pelo atleta.

Avaliação 

Peça que os estudantes entreguem um relatório com a pesquisa realizada na aula de Educação Física. Instrua-os alunos estruturar o trabalho de maneira similar à científica. O trabalho deve conter os seguintes itens:

- Introdução: inclui o texto sobre o relato do atleta, as perguntas orientadoras feitas pelo professor e as hipóteses levantadas;

- Metodologia: deve conter a descrição dos procedimentos utilizados para obter os dados da tabela e relação dos materiais usados na pesquisa;

- Resultado: apresentação da tabela

- Discussão: traz as explicações para os fenômenos observados.

Avalie se os alunos conseguem identificar as alterações fisiológicas que ocorrem no corpo em decorrência das atividades físicas e do esforço físico ao extremo. Observe se os alunos conseguem perceber as interações entre os diferentes sistemas do corpo.

Créditos:
Murilo Borduqui
Formação:
Formador de professores na Abramundo e mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica
Autor Nova Escola

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